CVM da Argentina diz que regulação urgente das corretoras de criptomoedas aliviou pressão do Gafi

Presidente da CNV liderou expedição da Argentina no GAFI para apresentar novidades do mercado financeiro do país.

A Comissão Nacional de Valores (CNV) da Argentina anunciou no dia 24 de outubro de 2024 que o país concluiu com sucesso a Quarta Ronda de Avaliação Mútua do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI). E um dos pontos que influenciou no processo ocorreu após uma regulação urgente das corretoras de criptomoedas, ocorrida em março do mesmo ano.

A corrida ajudou que a Argentina saísse da temida “lista cinza“, o que teria implicações negativas no acesso a mercados financeiros internacionais e investimentos estrangeiros. Em nota pública na última sexta-feira (25), o GAFI/FATF divulgou que os países Argélia, Angola, Costa do Marfim e Líbano entraram para a “grey list“.

Já a “black list” do GAFI, ou “lista negra”, continua com os países Irã, Coreia do Norte e Mianmar, considerados de alto risco, segundo apurado pelo Livecoins.

O êxito na avaliação argentina representa uma importante vitória para o país sul-americano em termos de prevenção à lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.

CVM da Argentina diz que evitou entrar para lista cinza do GAFI após regulação urgente das criptomoedas

Durante o processo de avaliação, a delegação argentina liderada por Roberto Silva, presidente da CNV participou de reuniões com o GAFI, em Paris. A CNV e o Banco Central da Argentina (BCRA) abordaram temas importantes como a dolarização de ativos através do mercado de capitais e o processo de supervisão conjunta de atividades de risco.

Silva destacou que o mercado de capitais argentino, mesmo com o uso de ativos dolarizados, está sob supervisão rigorosa, não representando riscos de lavagem de dinheiro. Ele também mencionou a urgência na criação do Registro de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAVs) em março, atendendo às demandas do GAFI.

Tal registro de PSAVs é um marco importante na regulação de corretoras de criptomoedas na Argentina. A CNV, ao incluir esses provedores como sujeitos obrigados a prestar informações à Unidade de Informação Financeira (UIF), fortalece o controle sobre o mercado de ativos digitais.

A medida visa equilibrar a inovação no setor com a necessidade de evitar a sobrerregulação, um desafio global quando se trata de regular criptomoedas. Em julho de 2024 o GAFI exibiu um relatório no qual “recomendava” a regulação urgente das corretoras de criptomoedas para países que ainda não o fizeram.

“O relatório do GAFI conclui que, embora algumas jurisdições tenham feito progressos na implementação da regulamentação AML/CFT, a implementação global ainda está atrasada. Há vários governos que ainda não tomaram nenhuma medida significativa para regulamentar o setor, e esses países precisam priorizar a implementação completa dos Padrões como uma questão de urgência.”

Entre as outras melhorias implementadas para adequação aos padrões do GAFI, destacam-se mudanças na legislação argentina, como a reforma da Lei 25.246 e alterações no Código Penal. As reformas aprimoraram o regime de prevenção e repressão a crimes financeiros, além de incluir advogados e provedores de serviços de ativos virtuais como sujeitos obrigados a reportar operações suspeitas à UIF.

Argentina é um país integrado ao GAFI desde 2000

A integração da Argentina no GAFI, desde 2000, é vital para a sua credibilidade internacional. A avaliação dos pares do GAFI, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, assegura a continuidade do acesso do país aos mercados financeiros globais, promovendo estabilidade e confiança no sistema financeiro argentino.

A regulação do mercado de criptomoedas, com a criação do Registro de PSAVs, marca um passo significativo na supervisão do setor na Argentina, alinhando-se às exigências internacionais de conformidade financeira.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias