spot_img

CVM dos EUA acusa Sam Bankman-Fried de fraudar investidores da FTX

A denúncia da SEC alega que SBF não divulgou como a empresa misturou fundos com sua empresa irmã Alameda Research, bem como usou fundos de clientes para fazer doações politicas, fazer investimentos de risco e comprar "imóveis luxuosos."

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), acaba de acusar Sam Bankman-Frie (SBF), o fundador e ex-CEO da corretora de criptomoedas FTX, de orquestrar um esquema para fraudar investidores.

“A SEC acusou hoje Samuel Bankman-Fried de orquestrar um esquema para fraudar investidores de capital na FTX Trading Ltd. (FTX)”, anunciou a Comissão em comunicado.

De acordo com Gary Gensler, presidente da SEC, Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas com base na fraude, enquanto dizia aos investidores que era um dos locais mais seguros do mercado de criptomoedas.

“A FTX operava atrás de um verniz de legitimidade que Bankman-Fried criou, divulgando controles, incluindo um ‘mecanismo de risco’ proprietário e a adesão da FTX a princípios específicos de proteção ao investidor e termos de serviço detalhados. Mas, como alegamos em nossa reclamação, esse verniz não era apenas falso, era fraudulento”, disse Gurbir S. Grewal, diretor da Divisão de Execução da SEC.

As acusações da SEC acontecem um dia depois que Sam Bankman-Fried foi preso nas Bahamas.

A denúncia da SEC alega também que SBF não divulgou como sua empresa misturou fundos com sua empresa irmã Alameda Research, bem como usou fundos de clientes para fazer doações politicas, fazer investimentos de risco e comprar “imóveis luxuosos.”

“Bankman-Fried usou fundos de clientes da FTX misturados na Alameda para fazer investimentos de risco não revelados, luxuosas compras de imóveis e grandes doações políticas.”

Fraude bilionária

De acordo com a denúncia da SEC, desde maio de 2019, a FTX, com sede nas Bahamas, arrecadou mais de US$ 1,8 bilhão de investidores em ações, incluindo aproximadamente US$ 1,1 bilhão de 90 investidores norte-americanos.

Em suas apresentações aos investidores, SBF promoveu a FTX como uma plataforma de negociação de criptoativos segura e responsável, divulgando especificamente as sofisticadas e automatizadas medidas de risco da FTX para proteger os ativos dos clientes.

Sam Bankman-Fried, no entanto, “orquestrou uma fraude de anos para ocultar dos investidores da FTX o desvio não revelado dos fundos dos clientes da FTX para a Alameda Research LLC, seu fundo de hedge cripto de capital fechado.”

“A suposta fraude cometida pelo Sr. Bankman-Fried é um alerta para as plataformas de criptomoedas de que elas precisam estar em conformidade com nossas leis. A conformidade protege aqueles que investem em plataformas de criptomoedas com salvaguardas testadas pelo tempo, protegendo adequadamente os fundos dos clientes e separando linhas de negócios conflitantes. Para as plataformas que não cumprem nossas leis de valores mobiliários, a Divisão de Execução da SEC é pronto para agir.”

Prisão

Sam Bankman-Frie foi preso nas Bahamas na noite dessa segunda-feira (12) e agora aguarda ser extraditado para os Estados Unidos.

Com acusações de fraude de valores mobiliários, lavagem de dinheiro e conspiração, SBF pode pegar até 612.000 anos de prisão, de acordo com as diretrizes federais de condenação.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias