CVM dos EUA faz alerta sobre golpes com criptomoedas

Pessoas investem em empresas sem antes avaliar os riscos e são alvos fáceis.

A CVM dos EUA, a SEC, emitiu um novo alerta sobre os crescentes golpes utilizando criptomoedas, afirmando que os investidores devem ter atenção com eventuais propostas feitas na internet.

Investimentos em criptomoedas, como em qualquer outro ativo ou mercado, podem ser uma tarefa perigosa para aqueles que não tomam os devidos cuidados.

Avaliar um investimento consiste em um passo importante, que deve ser feito previamente e com calma antes de qualquer aporte financeiro.

Dessa forma, a chance de cair em uma cilada cai drasticamente, visto que golpes financeiros costumam ser rápidos.

CVM dos EUA alerta sobre falsos investimentos em criptomoedas

Nos últimos dias, a SEC emitiu um alerta público para investidores do país, que seguem sendo alvos de vários golpes financeiros nos Estados Unidos.

No documento público, a autoridade de fiscalização e regulação financeira pediu que as pessoas tenham cautela ao encontrar oportunidades em redes sociais.

“Os fraudadores costumam usar as mídias sociais para enganar os investidores. O Escritório de Educação e Defesa do Investidor da SEC incentiva você a ser cético e nunca tomar decisões de investimento com base apenas em informações de plataformas ou aplicativos de mídia social.”

No Brasil, uma pesquisa recente indicou que muitos investidores tomam decisões baseadas em influencers de redes sociais. A principal rede utilizada no país para se buscar dicas de investimentos foi o YouTube.

Para a SEC, informações de redes sociais costumam ser incompletas, imprecisas ou enganosas.

Algumas das informações perigosas que receberam alerta da CVM dos EUA é sobre as criptomoedas, que golpistas exploram principalmente o “medo de ficar de fora dos investidores” para atrair vítimas para esquemas.

A proposta com criptomoedas é boa demais? O perigo mora aí

Para a SEC, quando a proposta é boa demais para ser verdade, os investidores devem redobrar sua atenção.

“Como acontece com qualquer outro tipo de produto de investimento, se uma “oportunidade” de investimento em cripto parece boa demais para ser verdade, desconfie.”

Golpistas costumam dizer que os investimentos são de baixo risco, com altos lucros em um curto período. Para convencer mais pessoas, eles postam históricos falsos de sucesso no passado, que costumam atrair as vítimas a depositar nos esquemas.

Para evitar ser o próximo lesado pelos esquemas, a CVM dos EUA pede que as pessoas tenham cuidado e dediquem tempo de estudo para conferir informações de propostas de investimentos.

Além disso, revisar materiais de publicidade e se os negócios são reais também pode ser fundamental para evitar ciladas. Em caso de golpes, sempre haverá sinais de farsa que devem aparecer ao mínimo estudo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias