A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou na quarta-feira (31 de dezembro) uma nova edição de seus livros para investidores, agora com foco em derivativos.
Com apoio da B3, a bolsa brasileira, a obra se chama TOP Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos e Operações, que chega em sua segunda versão em 2025. A primeira foi publicada em 2015, mas com a inovação do mercado a atualização abrange mais conteúdos.
“É com grande satisfação que apresentamos a 2ª edição do Livro TOP – Mercado de Derivativos no Brasil. Os derivativos representam ferramentas essenciais para a gestão de riscos financeiros, permitindo que empresas, investidores e instituições protejam seus ativos contra flutuações adversas em preços, taxas de câmbio, juros ou commodities. Esta edição destaca como os derivativos vão além da especulação, servindo como mecanismos de hedge para mitigar perdas potenciais, como em cenários de exportações afetadas por variações cambiais.“, disse em nota pública Otto Lobo, Presidente Interino da CVM.
Livro TOP – Mercado de Derivativos no Brasil está estruturado em 6 capítulos
A organização do novo livro disponibilizado no último dia de 2025 conta com seis capítulos. Dentre os temas abordados, Futuros de Bitcoin, de Ethereum e Solana, além de derivativos de criptomoedas de forma geral.
I – A CVM e a Regulação dos Mercados Derivativos
II – A B3 e os Mercados Derivativos
III – Fundamentos e Mecânica Operacional dos Derivativos
IV – Derivativos Negociados na B3 por Classe de Ativos
V – Introdução aos produtos exóticos
VI – Comentários Finais
“A 1ª edição do Livro TOP – Mercado de Derivativos no Brasil foi lançada em 2015. Nos últimos 10 anos, houve mudanças relevantes nos normativos da CVM e na própria estrutura do mercado, com diferenças substanciais na regulação de contratos derivativos, gestão de riscos sistêmicos e introdução de produtos inovadores, como os derivativos de criptoativos e as opções flexíveis. Esta edição aborda essas questões, incorporando atualizações, como a Resolução CVM 135 e a Resolução CMN 5.166“, disse a CVM em nota.
Gratuito e disponível para download, o material conta com 162 páginas e integra a coleção de livros públicos já produzidos pela autarquia, em busca de melhorar o entendimento sobre o mercado financeiro nacional.