O último mês de novembro foi muito bom para o preço do Bitcoin, que alcançou nova alta histórica no mercado em US$ 69 mil. Mesmo assim algumas criptomoedas alternativas se valorizaram ainda mais, sendo algumas ligadas ao metaverso.
Apesar de renovar a máxima de mercado, o Bitcoin acabou fechando o mês em queda, ainda que este seja um movimento de correção de curto prazo. No entanto, grande parte do mercado não seguiu o Bitcoin, como o Ethereum, Binance Coin e Solana, por exemplo, que valorizaram no consolidado do mês.
Outras criptomoedas alternativas mais novas no mercado ainda experimentaram movimentos ainda mais expressivos, veja quais.
Três criptomoedas que mais valorizaram em novembro, duas são do metaverso
Segundo um levantamento feito pelo FinDocs, com as 100 maiores criptomoedas por valor de mercado, três destaques do mês de novembro chamaram a atenção de traders.
A terceira que mais teve crescimento em seu ecossistema foi a The Sandbox (SAND), projeto de metaverso que tem chamado atenção no mercado. Recentemente essa criptomoeda foi alvo até da empresa Adidas para a criação de um metaverso da marca, mostrando que seu ecossistema não se restringe a investidores do mercado de criptomoedas. Só em novembro, a SAND valorizou 323% no mercado.
Na segunda posição do ranking está a moeda Loopring (LRC), com alta mensal de 383%. Esse movimento impressionante vem de um projeto de corretora descentralizada que carrega alguns elementos de plataformas centralizadas na rede Ethereum, mais uma concorrente da promissora Uniswap.
E a campeã de alta do mês é a criptomoeda Gala (GALA), registrando impressionantes 543% de alta no mercado em apenas 30 dias. Criada pela empresa Gala Games, essa moeda cresceu com a busca por jogos play-to-earn (NFTs) e a recente impulsão pelo metaverso.
Kadena e Avalanche são outras no TOP 9 do mercado
Novas redes concorrentes do Ethereum que surgem no mercado com força também completam o ranking das 9 criptomoedas que mais valorizaram no último mês.
Segundo ranking do FinDocs, a Kadena (KDA) aparece na quinta posição, com alta de 153%, enquanto a Avalanche (AVAX) desponta na sétima com valorização de 89%.
Outras criptomoedas de corretoras, plataformas NFTs, e Youtube descentralizado (Livepeer – LPT), também registraram boa valorização de mercado e entraram no levantamento.
Vale lembrar que apesar do bom momento para o mercado de metaverso, tudo é muito novo e não está claro se este será apenas uma moda do mercado, ou tem realmente uma tendência de longo prazo. Mesmo assim, no curto prazo deu boas negociações a quem prestou atenção no setor.