As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5 vezes desde junho, quando tinha 200.000 usuários e agora tem 1.002.000.
Os dados foram publicados pela Dune Analytics, que conta os usuários pela quantidade de endereços, tornando a métrica otimista, já que um usuário pode ter mais de um endereço.
De acordo com o estudo, cada usuário DeFi tem em média cerca de $ 1.400 (R$ 7.219) em vários dapps onde podem emprestar, tomar emprestado, negociar, desbloquear liquidez e muito mais, com o total de ativos sob gestão de $ 14,5 bilhões (aproximadamente R$ 72 bilhões).
Existem agora alguns usuários explorando o mercado em um campo crescente de banco automatizado baseado em código. Isso estimulou tantos tokens que é difícil acompanhar.
As plataformas mais conhecidas Uniswap e Balancer têm seus próprios conjuntos de ativos que podem ser convertidos em tokens e potencialmente usados como garantia em algum outro dapp.
Então você tem a Yearn Finance, que é que eles chamam de estratégias, na verdade, investimento baseado em código de ativos para executar um determinado serviço, como garantir Ethereum na MakerDAO para receber DAI que é então usado na Curve, todo esse processo para ganhar taxas e juros das transações, tudo automático.
Um bitcoin tokenizado (wBTC) ganhou enorme popularidade e já tem mercado avaliado em $ 20 milhões.
Curiosamente, Sushiswap e Uniswap são muito parecidos, apesar de serem idênticos no código, a Uniswap tem muito mais muito mais tokens de negociação disponíveis.
Todos esses ativos diferentes podem reagir instantaneamente de forma automatizada e sem interferência por meio de apenas algumas linhas de código.