Desenvolvedores do Geth e do Nethermind, dois clientes do Ethereum, encontraram bugs em seus programas nesta semana. Segundo informações, as bases de dados estariam correndo o risco de serem “queimadas”.
Isso acabou preocupando alguns usuários e investidores. Afinal, a atualização The Merge do Ethereum está programada para o dia 15 de setembro e ninguém mais aguentaria um novo atraso.
Tranquilizando os mais nervosos, outros apontam que as pessoas podem rodar outros clientes além do Geth e do Nethermind. Portanto, a data da atualização segue a mesma, com ou sem bugs.
Bugs em clientes do Ethereum aparecem antes do The Merge
Segundo Péter Szilágyi, desenvolvedor de software do Ethereum há mais de 7 anos, um novo bug estaria presente na última versão do Geth, principal cliente de ETH. Curiosamente, o erro passou despercebido em testes anteriores.
“Podemos ter encontrado o problema, o que, se for verdade, infelizmente significa que há uma alta probabilidade de que qualquer pessoa executando o lançamento tenha seu banco de dados frito”, aponta Szilágyi. “A parte ‘divertida’ sobre o problema é que a perda de dados acontece apenas no desligamento, então nenhum de nossos testes/benchmarks o detectou.”
Hmmm. We might have found the issue, which if true, unfortuantely means there's a high probability that anyone running the release will have their db fried :/
The "fun" part about the issue is that data loss happens only on shutdown so none of our tests/benchmarks caught it. https://t.co/sYMap2If3u
— Péter Szilágyi (karalabe.eth) (@peter_szilagyi) August 23, 2022
Em seguida, um dos desenvolvedores do Nethermind — outro cliente do Ethereum — relatou que eles passaram por um problema semelhante de perda de dados e que também estavam trabalhando em soluções.
“Recentemente, tivemos regressões semelhantes no Nethermind, então decidimos mudar para uma fase de estabilização estrita antes do The Merge. Fizemos merge apenas em correções para o master branch no momento.”
Recently we've had similar regressions in @nethermindeth so we've decided to switch to a strict stabilization phase before #TheMerge. We merge only fixes to the master branch currently. https://t.co/erzgN1Z0wV
— DanielC (@_D4nie1_) August 23, 2022
Possível erro já foi encontrado e corrigido
Segundo informações do Go Ethereum (Geth), o problema foi corrigido há poucas horas e os clientes devem ser atualizado para a nova versão que contém a correção. Tais bugs são preocupantes, afinal há trilhões de reais em jogo, tanto em Ether (ETH) quanto em seu ecossistema.
“Acabamos de lançar Geth v1.10.23, um hotfix para corrigir uma corrupção de estado no 1.10.22,” escrevem os desenvolvedores do Geth. “Se você já atualizou para o .22, terá que reverter sua chain e executar novamente os últimos 2 dias para garantir que tudo esteja ok.”
Mesmo que o bug não tivesse sido corrigido, tudo indica que isso não atrasaria o lançamento da atualização do Ethereum, programada para o dia 15 de setembro. Afinal, o Ethereum conta com diversos clientes, oferecendo alternativas caso um deles apresente problemas.