Desvendando o potencial dos tokens de exchanges centralizadas

Ao longo do último ano, beneficiando-se da listagem de ETFs de BTC nos mercados de ações dos EUA e do quarto halving do fornecimento de BTC, o preço do BTC uma vez disparou acima de $73,000, atingindo um pico histórico.

Isso atrai atenção global para o desempenho do mercado de criptomoedas. Como um dos tópicos quentes na indústria, os tokens CEX também demonstraram uma tendência ascendente sólida. Este artigo foca em sete tokens CEX significativos: BNB, OKB, BGB, KCS, GT, MX e BMX.

De acordo com dados da CMC, o crescimento médio dos preços dos sete tokens CEX é de aproximadamente 98,35% ao ano, mostrando um desempenho robusto no geral. Há um debate atual no mercado sobre se os tokens CEX estão supervalorizados e se proporcionam um caminho viável para investimento.

Este artigo visa oferecer aos investidores uma análise abrangente dos sete tokens CEX selecionados, avaliar seu valor e potencial, e examinar indicadores do crescimento de preço e capitalizações de mercado, mecanismos de recompra, direitos funcionais e o desempenho de mercado de seus emissores.

COMPARAÇÃO DOS DADOS DE TOKEN CORRETORAS CENTRALIZADAS

‘O Preço e Crescimento de mercado dos tokens de CEX ao longo dos anos’

O preco e crescimento de mercado dos tokens de corretoras centralizadas ao passar dos últimos anos

Fonte: CoinMarketCap.

De acordo com dados da CMC, o crescimento anual médio de preço dos sete tokens CEX é de aproximadamente 98,35%, um pouco menor que o Bitcoin, que é de 148%. No entanto, há algumas exceções — BMX, BGB e MX, que viram aumentos de preço superiores a 100%. 

Embora os aumentos de preço de BNB e OKB sejam relativamente menores, 84,76% e 51,43%, respectivamente, isso não indica necessariamente um desempenho ruim. Os números podem ser atribuídos às suas altas capitalizações de mercado. Como um dos principais tokens CEX, a capitalização de mercado do BNB alcançou 90 bilhões de dólares, e a do OKB também se aproxima de 4 bilhões de dólares.

Devido a essas altas bases, os graus de flutuação de preço dos dois são mais restritos, tornando difícil para eles alcançarem um crescimento tão proeminente quanto o de tokens CEX com menores capitalizações de mercado.

Portanto, BNB e OKB, caracterizados como dois tokens CEX maduros, têm potencial de crescimento relativamente limitado, pois já ocuparam participações de mercado significativas. Em contraste, tokens CEX com menores capitalizações de mercado, como BMX, BGB e MX, têm maior potencial de crescimento devido a participações de mercado menores, apresentando mais oportunidades de crescimento. 

Vale a pena notar que BMX capturou um aumento notável de preço e capitalização de mercado durante o último ano. No último ano, o preço do BMX oscilou cerca de duas vezes o seu valor inicial há um ano. Sua capitalização de mercado disparou mais de 249,79%. Esses fatos poderiam, até certo ponto, refletir o forte desempenho de mercado do BMX e o reconhecimento de seu valor potencial.

‘Mecanismo de Recompra e Queima’

mecanismo de recompra e queima

Fonte: Anúncios oficiais das corretoras e whitepapers.

O mecanismo de recompra e queima é uma das principais maneiras de melhorar o valor dos tokens CEX. As exchanges reduzem a oferta circulante de seus tokens comprando e queimando-os regularmente, alcançando assim a deflação e aumento de valor.

De acordo com anúncios oficiais dessas exchanges, MX e GT têm as maiores taxas de recompra e queima, aproximadamente 57,1% e 55,3%, respectivamente. Geralmente, o volume de tokens recomprados e queimados varia entre 10% e 40% de seus lucros.

Por exemplo, a recompra da MEXC representa 40% de seus lucros trimestrais, enquanto a da Kucoin é relativamente menor, representando apenas 10%. Isso poderia sugerir que a MEXC toma medidas mais proativas para reduzir o MX circulado, aumentando sua escassez e valor.

Em comparação, a taxa de recompra e queima da Kucoin parece muito menor, o que limita a valorização do KCS. Portanto, embora a MEXC tenha uma menor participação no mercado à vista do que a Kucoin, a implementação eficaz do mecanismo de recompra e queima conseguiu impedir a inflação do MX, impulsionando sua capitalização de mercado para 2,4 vezes a do KCS.  

Baseado no whitepaper do BMX, a quantidade de recompra trimestral da BitMart representa 20% de suas taxas de transação. Desde a emissão do BMX, a taxa de queima tem sido aproximadamente 36%. De acordo com seu plano de queima, a BitMart continuará a recomprar BMX até que sua quantidade seja reduzida para 500 milhões (o fornecimento total de BMX é de 1 bilhão).  

Olhando a TOKENOMIA

Devido à longa história de emissão, algumas das informações detalhadas de tokenomia dos sete tokens de exchange centralizada não foram divulgadas. Entre eles, BMX e BGB são os dois que publicaram oficialmente planos de desbloqueios de tokens e estrutura de distribuição. Acredita-se que tais modelos econômicos de tokens detalhados e únicos podem ajudar a promover o envolvimento do usuário, melhorar a liquidez do mercado e aumentar os valores dos ativos. 

BitMart Token (BMX)

BMX Tokenomia

O fornecimento total de BMX é de 1.000.000.000. O design de tokenomia cria um mecanismo deflacionário através da recompra e queima de tokens e um mecanismo de recompensa. Em 26 de abril de 2024, o fornecimento circulante atual de BMX é de 324.281.616. 
  • 36,06% serão recomprados e queimados.  
  • 6,17% são alocados para recompensas da comunidade.  
  • 30% são alocados para incentivos da equipe, e 75% dos BMX foram bloqueados por três anos. Em 26 de abril de 2024, essas porções permanecem bloqueadas (0x865acE374B47fCBFB41Ac458260a30ac4F3231C6).  
  • 27,77% são alocados para incentivos a participantes iniciais. 

 

Bitget Token (BGB)

BGB Tokenomia

Fonte de Dados: ANÚNCIO OFICIAL da Bitget 

O fornecimento total de BGB é de 2.000.000.000, com 25% trocados por detentores de BFT. Os 75% restantes serão distribuídos para aquisição da comunidade, branding e crescimento, fundos de investimento ecológico, motivação da equipe central e proteção ao investidor. Agendas e condições específicas de lançamento se aplicam para cada alocação. Atualmente, a Bitget não divulga o mecanismo de queima e recompra de BGB.  
  • 25% Substituem BFT, Usados para trocar tokens BFT existentes  
  • 20% Investimento dos funcionários, 2% desbloqueados a cada 6 meses, totalmente desbloqueados dentro de 5 anos. 
  • 15% Entrada do usuário, Libera até 4% por ano. 
  • 15% Promoção, Libera até 3% por ano. 
  • 15% Investimento no ecossistema, Lançado para o fundo de investimento no ecossistema Bitget. 
  • 10% são alocados para incentivos a participantes iniciais. 

ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE DO TOKEN

O preco e crescimento de mercado dos tokens de corretoras centralizadas ao passar dos anos 2

Fonte: Anúncios oficiais das corretoras e whitepapers.

Atualmente, os principais cenários de aplicação dos tokens CEX podem ser divididos nas seguintes três categorias:  

Direitos Exclusivos, Direitos de Negociação e Ativos Nativos para Redes Blockchain. Aqui estão explicações detalhadas e exemplos dessas categorias: 

Direitos Exclusivos: 

Na maioria das exchanges, a posição total de tokens CEX de um registro é frequentemente um critério para determinar o nível de associação ou benefícios do usuário da conta. Os detentores de tokens desfrutam de serviços ao cliente priorizados, acesso exclusivo a eventos ou privilégios especiais de saque nessa plataforma. Esses benefícios são frequentemente vinculados ao número e durações de tokens mantidos nas contas. As exchanges utilizam essa função para aumentar a lealdade do usuário e estimular atividades diárias nas plataformas. 

Direitos de Negociação: 

Comparado aos direitos exclusivos, os direitos de negociação estão mais diretamente conectados ao negócio central das exchanges — negociação. Os detentores de tokens da plataforma podem desfrutar de descontos em taxas de negociação, níveis de negociação mais favoráveis e acesso prioritário a moedas recém-listadas. Além disso, as exchanges podem abrir mais acesso para detentores de tokens a produtos com riscos mais altos – por exemplo, derivativos, como negociação de margem, futuros e opções. Esses benefícios são projetados para impulsionar o volume de negociação e fortalecer a adesão dos usuários. 

Ativo Nativo da Blockchain: 

No caso de exchanges desenvolvendo suas próprias blockchains públicas, como Binance Smart Chain (BSC), OKChain e KuChain da KuCoin, tokens como BNB, OKB, KCS e GT tornam-se os ativos nativos nos protocolos correspondentes. Eles desempenham uma dupla função: 

  1. Recurso Universal de Gás: geralmente é o único mecanismo de pagamento de taxas de transação na cadeia. 
  2. Governança da Rede: os detentores de tokens serão responsáveis por várias decisões de governança, como votar em atualizações de protocolo e ajustes de política. 

Os desenvolvimentos contínuos dessas blockchains podem ajudar a promover a usabilidade e demanda por seus tokens nativos à medida que mais desenvolvedores e projetos optam por construir aplicações nelas, e assim estendem seus cenários de uso. 

Com as funcionalidades mencionadas acima, os tokens CEX desempenham papéis críticos em seus ecossistemas dominados. Todas essas características expandem sua utilidade e teoricamente aumentam suas demandas. Como resultado, o valor dos tokens CEX tende a estar intimamente ligado ao desenvolvimento de seus protocolos governados. 

COMPARAÇÕES DAS PERFORMANCES DE MERCADO DAS CORRETORAS CENTRALIZADAS  

‘PARTICIPAÇÃO NO MERCADO À VISTA, VOLUME DE NEGOCIAÇÃO À VISTA E O NÚMERO DE PARES DE NEGOCIAÇÃO À VISTA SUPORTADOS’

Mercado a vista, volume de negociação a vista e o numero de pares suportados para negociação a vista

Fonte: CoinMarketCap

  • Volume de Negociação e Participação de Mercado: 

De acordo com dados da CMC, a Binance lidera em termos de participação de mercado (medida pelo volume de negociação), capturando a maioria das atividades de negociação em todo o mercado. Exceto pela Binance e OKX, as outras exchanges apresentam participações de mercado semelhantes e relativamente próximas, geralmente em torno de 1,5% a 4%. A participação de mercado da BitMart está em torno de 1,81%, próxima à da MEXC, e é considerada uma exchange de segundo escalão. 

  • Moedas à Vista e Pares de Negociação à Vista Suportados: 

Quanto ao número de moedas à vista e pares de negociação à vista suportados, Gate e MEXC estão classificadas nos 2 primeiros lugares. A Gate suporta 2.011 moedas à vista e 3.313 pares de negociação à vista, enquanto a MEXC suporta 2.172 e 2.682, respectivamente. A BitMart suporta mais de 1.000 moedas à vista e pares de negociação à vista, proporcionando opções de negociação diversificadas.

  • Os Tokens CEX apresentaram variação significativa de desempenho ao longo do último ano:  

Apenas alguns tokens de CEX, como BMX, BGB e MX, tiveram um aumento superior a 100% no último ano. Em contraste, BNB e OKB viram aumentos relativamente menores devido ao seu alto nível de capitalização de mercado.

  • O Mecanismo de Recompra e Queima Desempenha um Papel Decisivo no Valor dos Tokens CEX: 

Tokens CEX como MX e GT restauram sua escassez e, portanto, preservam valor seguindo rigorosamente seus cronogramas predefinidos de recompra e queima com uma alta taxa de queima. Por outro lado, a taxa de queima da Kucoin é comparativamente modesta, limitando seu potencial de crescimento. 

  • Como Ativos Nativos em Blockchains, os Tokens CEX têm Melhores Perspectivas de Aplicação: 

Tokens CEX, entre os quais BNB e OKB são exemplares, evoluíram para ativos nativos construídos por exchanges em blockchains públicas, desempenhando papéis cruciais dentro de seus ecossistemas e reforçando sua utilidade e demanda. 

  • BMX Parece Subvalorizado: 

De acordo com a participação de mercado no mercado à vista da BitMart, o capital de mercado de seu token CEX parece ser muito inferior ao de outros tokens CEX mainstream, provavelmente indicando um preço subvalorizado do BMX. 

  • Os Planos de Atualização da BitMart Potencializarão ainda mais o Crescimento do BMX: 

A utilidade e o valor do BMX devem ser aprimorados por meio dos próximos passos da exchange, como upgrades do BMX, lançamento de carteiras Web3 e soluções de Camada 2. 

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Últimas notícias