Um novo golpe foi praticado contra quem tinha interesse na atualização do Ethereum, chamada The Merge, ocorrida na madrugada desta quinta-feira (15) no horário de Brasília, deixando grandes prejuízos contra investidores.
A mudança do Ethereum foi de consenso, saindo do “Prova de Trabalho” para o “Prova de Aposta”, uma das maiores redes a realizar tal movimento.
Com o assunto em alta, muitos se questionaram se havia o surgimento de novas moedas no processo, o que de fato não ocorreu.
Mesmo assim, golpistas identificaram essa tendência para aplicar fraudes financeiras pela internet.
Com a promessa de dobrar o dinheiro das vítimas, golpe ocorre com imagem do The Merge, atualização do Ethereum
O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, comemorou com sua comunidade que a atualização do The Merge ocorreu como planejado, se mostrando feliz pelo caso.
“E finalizamos! Feliz merge a todos. Este é um grande momento para o ecossistema Ethereum. Todos que ajudaram a fazer a fusão acontecer devem se sentir muito orgulhosos hoje.”
And we finalized!
Happy merge all. This is a big moment for the Ethereum ecosystem. Everyone who helped make the merge happen should feel very proud today.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) September 15, 2022
Enquanto o perfil oficial de Vitalik estava comemorando, outros perfis hackeados com a sua imagem estavam aplicando golpes em usuários desatentos.
Um dos perfis que mais chamou atenção pela prática de golpes foi o do clube Manchester City na Arábia, que conta com mais de 6 milhões de seguidores. Ao ser hackeado, o perfil do clube inglês estava divulgando promessas de lucros em dobro com Ethereum, claramente um golpe.
Vários outros perfis verificados no Twitter foram roubados por hackers, que prometeram falsos lucros com o The Merge do Ethereum, situação de golpe contra usuários desatentos.
A situação já havia chamado atenção da comunidade, visto que mais de 500 perfis de Vitalik Buterin surgiram nos últimos dias.
Um dos perfis hackeados com a imagem do criador do Ethereum foi do brasileiro youtuber Nando Moura.
Mais de 100 Ethers foram roubados
Certamente todos os assuntos em alta no mercado de criptomoedas estão sujeitos a atraírem atenção de golpistas, que costumam utilizar várias técnicas para ludibriar investidores.
No caso de oferecer dinheiro em dobro, muitos recebem um convite a enviar um valor e receber de volta com o acréscimo, situação que tem arrecadado muito dinheiro nos últimos anos, utilizando principalmente a imagem de personalidades.
No caso do golpe com o Ethereum The Merge, os hackers já lucraram pelo menos 100 Ethers, com um valor de R$ 815 mil hoje.