Dólar americano perde força enquanto Bitcoin valoriza

O dólar vem enfraquecendo há décadas, mas foi amplamente dominante nas décadas de 80 e 90, com o quadro um pouco diferente desde 2002.

Siga no

O dólar continua perdendo valor no mundo todo e caiu mais 0,7% hoje, continuando sua tendência de queda que se aproxima de mínimas de 2018. A moeda americana perdeu cerca de 13% em seu índice de força desde março, de 102 para menos de 89.

A moeda perdeu um valor significativo contra muitas moedas no mundo, incluindo o euro e até mesmo a libra devastada pelo Brexit.

A coroa sueca foi a que mais valorizou com uma política monetária restritiva, assim como o yuan chinês, que valorizou cerca de 10% em relação ao dólar.

O valor do dólar em relação a muitas moedas, dezembro de 2020
O valor do dólar em relação a muitas moedas, dezembro de 2020

Entre as moedas mais desvalorizadas estão a inflacionada moeda da Argentina e a da Turquia, com o real brasileiro também sendo a terceira com pior desempenho.

A moeda da Suíça foi a segunda que mais valorizou e isso tem preocupado seu banco central consideravelmente, intervindo para moderar o dinheiro como porto-seguro.

Isso levou os Estados Unidos a chamá-los de manipuladores de moeda, argumentando que a intervenção do banco central suíço neste ano foi de 14% de seu PIB. Isso criou um aumento no superávit comercial, dizem eles, que aparentemente se deve às exportações de ouro, presumivelmente para escapar da desvalorização do dólar.

“As intervenções no mercado de câmbio são necessárias na política monetária da Suíça para garantir condições monetárias adequadas e, portanto, estabilidade de preços”, disse a Suíça.

O dólar vem enfraquecendo há décadas, mas foi amplamente dominante nas décadas de 80 e 90, com o quadro um pouco diferente desde 2002. O governo imprimiu cada vez mais dinheiro para financiar todas as guerras daquela década, com mais impressão de dinheiro para socorrer os bancos.

Impostos e uma economia em crescimento levaram a um fortalecimento do dólar a ponto de o próprio dólar ser o ativo com melhor desempenho em 2018, após um aumento um tanto rápido nas taxas de juros.

Desde então, porém, pode ter havido um problema no meio do caminho que fez a moeda chegar a aquele suporte quebrado de 92.

Indicie Dolar 17 12 2020
Indicie Dolar 17 12 2020

O que significa que o dólar pode chegar a 80 ou até menos com a expectativa de que o governo Biden se engaje em uma política monetária frouxa.

Esta queda do dólar está beneficiando a maioria dos ativos, mas nenhum mais do que o Bitcoin, que hoje se aproxima dos $ 24.000, aparentemente impulsionado principalmente pelos EUA.

O cenário também não é bonito na Europa, já que cerca de € 1,75 trilhão devem ser impressos até julho do próximo ano, além de todas as impressões já feitas.

Isso está levando até mesmo os títulos da dívida do governo grego para território negativo, à medida que o BCE os compra, significando que apenas os poupadores mais desesperados os manteriam.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
TrustNodes
TrustNodeshttps://trustnodes.com
News on all things Blockchain, Ethereum, IoT, Fintech and Bitcoin.

Edir Macedo publica vídeo associando Bitcoin com satanás

O líder da Igreja Universal, Edir Macedo, publicou um vídeo onde associa o Bitcoin com a marca da besta. De acordo com o vídeo divulgado...

Coluna do TradingView: Ethereum surpreende com teste na ATH

Após correção de mais de 20% na semana passada, Ethereum reage rapidamente chegando a ensaiar rompimento do topo histórico. Confira o que os analistas...

Dono de corretora de criptomoedas some e deixa 390 mil clientes no prejuízo

Uma importante corretora de criptomoedas da Turquia, chamada Thodex, começou a apresentar problemas em suas operações e em saques, preocupando vários dos seus clientes. A...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias