O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, desafiou os países membros do BRICS a criarem uma nova moeda concorrente ao Dólar.
Em uma publicação em sua conta na rede social X, Trump alegou que a soberania da moeda norte-americana não está em risco e ele trabalhará para manter tudo sob controle.
Para evitar uma possível fuga de capitais do Dólar para outras divisas, o presidente que assume a Casa Branca em janeiro de 2024 endureceu o tom, afirmando que pode impor tributos de 100% para países que adotarem outras moedas no comércio internacional.
O BRICS é o bloco composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que desde 2023 começou a receber novos membros e agora tem se apresentado como BRICS+.
“Não vamos ficar parados assistindo, procurem outro otário”, diz Donald Trump aos países membros do BRICS sobre projeto de nova moeda do bloco
No último sábado (30/11), Donald Trump declarou ainda que espera um compromisso público dos países membros do BRICS de que eles não pretendem criar uma nova moeda para substituir o Dólar.
Caso os países prossigam com os planos e não atendam ao pedido de Trump, ele prometeu impor uma tributação de 100% no comércio com os países, além de fechar as portas dos EUA para todos.
Em tom acima do normal, o presidente eleito dos EUA ainda alertou que não é um otário, e que nenhum país tem a capacidade de substituir o Dólar no mundo.
“A ideia de que os países BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma nova moeda BRICS, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem ir encontrar outro “otário!” Não há chance de que os BRICS substituam o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve acenar adeus à América.”
The idea that the BRICS Countries are trying to move away from the Dollar while we stand by and watch is OVER. We require a commitment from these Countries that they will neither create a new BRICS Currency, nor back any other Currency to replace the mighty U.S. Dollar or, they…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 30, 2024
Brasil entra na mira dos EUA?
De acordo com a Reuters, nesta segunda-feira (2), um porta-voz do Kremlin confirmou que a ameaça de Trump contra o BRICS é um tiro que pode sair pela culatra. Segundo Dmitry Peskov, impor o uso do Dólar não ajuda, em um contexto global em que vários países já procuram alternativas no sistema financeiro global.
Envolvido em uma disputa econômica entre as maiores potências econômicas e militares está o Brasil, que como único membro do BRICS no continente americano é um dos que pode sofrer mais caso a situação continue a escalar.
Enquanto o Brasil acompanha com atenção as ameaças de Trump e o revide do governo russo, o BRICS segue com planos de criar uma moeda do bloco. Como noticiado pelo Livecoins, um evento recente na Rússia marcou os primeiros testes públicos com a nova tecnologia, que pode ter uso até da blockchain.