Dono do Botafogo tem imagem utilizada por golpistas de bitcoin: “Sugar Daddy”

Dono da SAF do Botafogo teve sua imagem vinculada a perfis de um falso Sugar Daddy e pediu bitcoin e dinheiro para vítimas.

O acionista majoritário do tradicional clube do Rio de Janeiro, Botafogo Futebol e Regatas, John Textor, teve sua imagem vinculada a um falso Sugar Daddy por golpistas de bitcoin pela internet.

CEO de uma empresa que administra os clubes Olympique Lyonnais, Botafogo Futebol e Regatas, Crystal Palace FC e RWDM, John Textor é uma das figuras mais conhecidas do futebol atual em vários países.

Mas o uso de sua imagem tem levado riscos a pessoas que não sabem seus perfis verdadeiros. No Instagram, por exemplo, uma campanha tentou extorquir várias pessoas com o uso de sua imagem nos últimos dias.

Entenda como golpistas pela internet pediram bitcoin para vítimas utilizando imagem de dono do Botafogo

Com mais de 113 mil seguidores, John Textor costuma publicar suas idas e vindas entre os diferentes clubes de futebol que administra. Algumas destas imagens então fazem menção ao Botafogo, que tem apresentado um bom início de Brasileirão 2023.

Mas golpistas aproveitam a imagem do dono do Botafogo para prometer grandes investimentos com bitcoin e até pedir doações com a moeda digital.

De acordo com uma investigação do CyberNews, os golpistas prometem enviar 3 mil dólares via PayPal para suas vítimas. Eles utilizam a imagem de John Textor para sugerir que possuem muito dinheiro e que vão cumprir as promessas.

Normalmente, os perfis falsos buscam mulheres a procura de um Sugar Daddy, que para receber uma bolada devem primeiro enviar 100 dólares em bitcoin para uma carteira. Após as mulheres enviarem os valores, os golpistas deixam de responder e partem a procura de outras vítimas em potencial.

Perfis fakes de John Textor tentam enganar pessoas com golpes pela internet
Perfis fakes de John Textor tentam enganar pessoas com golpes pela internet. Crédito: Cybernews.

Os pesquisadores que encontraram o novo golpe alertam que os golpistas costumam pedir até 1 mil dólares, mas que aí prometem muito mais dinheiro. Além disso, sua solicitação em bitcoin é uma forma de dificultar o rastreio das moedas, apontam os especialistas.

Chantagens de falsos “sugar daddy”

“Sugar daddy” é um termo utilizado para descrever um homem mais velho e rico que se relaciona com uma mulher mais jovem e atraente em troca de apoio financeiro ou presentes. Em outras palavras, um “sugar daddy” é um patrocinador financeiro de uma mulher mais jovem, conhecida como “sugar baby”.

E para convencer vítimas, os golpistas podem até enviar algum dinheiro para mulheres, atraídas para promessas de ganhar um suporte financeiro. Contudo, após enviar pequenas quantidades, os golpistas prometem enviar muito dinheiro, mas pedem uma “taxa” como retorno para pagar os custos da transação.

Vale lembrar que vários golpes de “dinheiro em dobro” tomam conta da internet em vários países. No Brasil, por exemplo, o Nubank chegou a salvar um cliente que caiu no golpe do Robô do PIX, um golpe similar ao aplicado com a imagem do dono do Botafogo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias