Em um evento promovido pelo Banco Safra nesta terça-feira (24), que contou com a participação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (BCB), ele declarou que o Drex será mais inovador que o Pix.
Já em funcionamento desde 2020, o Pix é o sistema instantâneo de pagamentos do Brasil. No evento desta terça, Campos Neto declarou que o Pix é um sucesso como exemplo de bancarização no país, visto que milhões de pessoas aderiram a tecnologia.
Ele declarou ainda que 153,1 milhões de pessoas já utilizam o Pix hoje, além de outras 15 milhões de empresas. Ao todo, o BCB já registrou 789 milhões de chaves Pix únicas, mostrando que o sucesso do sistema de pagamentos é um case da gestão de Campos Neto, que chega ao fim em dezembro de 2024.
Drex vai ser mais inovador que o Pix, crava Roberto Campos Neto em evento do Safra
Indicando que embora a adoção do Open Finance no Brasil seja um pouco mais lenta, Roberto Campos Neto lembrou que já está em fase de criação o Pix por aproximação. De acordo com ele, a inovação permitirá transações em Wallets de dispositivos, sem que os usuários do sistema precisem abrir o aplicativo dos bancos, por exemplo.
Após sua fala sobre as inovações, Campos Neto declarou que o Drex é uma tecnologia com uma barreira de escalabilidade, mas que tem avançado em busca de novas soluções.
“O DREX que eu já falei bastante sobre ele também a gente tá numa fase agora mais onde a gente tá testando os pilotos, os conceitos ele tem avançado bastante em termos de teste. Ele tem ainda uma barreira, que é a barreira da escalabilidade, porque é uma tecnologia nova“, disse o presidente do BCB.
Além disso, Campos Neto declarou que já está em curso um trabalho com outros dois bancos centrais, que testam o Drex. “Tem hoje dois outros bancos centrais trabalhando exatamente no mesmo projeto. O Brasil de novo foi pioneiro em fazer moeda digital através de tokenização de depósitos, nenhum outro país tinha lançado esse conceito, agora a gente tem outros dois países fazendo com a gente“, declarou.
Trabalhando no permissionamento e privacidade do Drex, Campos Neto ainda apresentou que há um trabalho para criação de novos ativos. Assim, o presidente do BCB declarou que o Drex será muito mais inovador que o Pix na intermediação de ativos financeiros e não financeiros.
“Eu acho que o Drex vai ser muito mais inovador que o Pix porque ele vai fazer com que a gente de fato melhore muito os ruídos na intermediação de ativos financeiros e não financeiros.”
A palestra completa de Roberto Campos Neto durante o J. Safra Brazil Conference 2024 está disponível abaixo, junto do canal do YouTube do Safra. Os slides foram disponibilizados no site do BCB.