Duas empresas que operam caixas eletrônicos de bitcoin em Iowa, nos Estados Unidos, receberam um processo de acusação da promotoria do estado.
A investigação, que começou em outubro de 2023, havia pedido para 14 empresas que operam caixas eletrônicos de bitcoin no estado, uma lista de todos os clientes que já operaram no negócio.
Os caixas eletrônicos de bitcoin permitem converter a moeda digital em moeda fiduciária, ou vice-versa. De qualquer forma, facilita para muitas pessoas o envio de valores via bitcoin, visto que ao colocar uma nota e digitar uma carteira, o dinheiro flui pela rede.
Entenda detalhes sobre o novo processo contra duas empresas que operam caixa eletrônico de bitcoin nos EUA
Apesar do recente alívio ao mercado de criptomoedas prometido pelo Presidente Donald Trump, um novo processo chama atenção do mercado local. Nos EUA, vale lembrar, os estados possuem autonomia como federação, de modo similar ao Brasil, mas com mais liberdades.
Assim, procuradores de Iowa decidiram processar as empresas Bitcoin Depot e o CoinFlip, consideradas as duas maiores a operar caixas de bitcoin.
O processo indica que as empresas facilitaram o envio de dinheiro para golpistas, por meio de suas estruturas. Além disso, como cobram taxas de intermediação dos negócios, os procuradores acusam as empresas de lucrar com o golpe contra terceiros, principalmente idosos.
“Os golpistas são malignos e não vão parar por nada para roubar tudo o que você tem“, disse o procurador-geral Bird. “Já sabemos que eles têm como alvo os idosos de Iowa, mas agora parece que eles até caçam obituários para atingir viúvas. Eles convencem essas mulheres mais velhas de que precisam de ajuda e, em seguida, enviam suas vítimas para caixas eletrônicos de criptomoedas. E as empresas de caixas eletrônicos de criptomoedas ficam com uma parte dos lucros. Não é apenas errado, é ilegal. Estou lutando para devolver o dinheiro dos habitantes de Iowa e forçar as empresas de caixas eletrônicos de criptomoedas a fazer grandes mudanças. Nenhum cidadão de Iowa deve ser enganado assim.”
População recebeu contato via telefone e e-mail
Durante o curso das investigações, os investigadores da promotoria de Iowa entraram em contato com várias pessoas reveladas pela lista fornecida pelas empresas de caixas eletrônicos de bitcoin.
Assim, os contatos via e-mail e telefone revelaram a perda de mais de 20 milhões de dólares, enviados para golpistas. A maioria das vítimas tem mais de 60 anos, o que chamou atenção das autoridades para um crescente golpe contra idosos.
As empresas ainda receberam acusações de ocultar informações de taxas, e dificultar a devolução de dinheiro a vítimas. O caso segue em andamento, mas mostra uma situação preocupante para empresas que operam ATMs de bitcoin.
Os promotores agora pedem ajuda para as pessoas que se consideram vítimas, e liberaram uma ficha informativa do caso.