Enquanto a comunidade do Bitcoin comemorava os 5.000 dias do projeto nesta segunda-feira (12), David Schwartz tentava estragar com a festa. Segundo o CTO da Ripple, é bem provável que exista um grande bug no código do Bitcoin.
Na sequência, Schwartz aponta que um bug que permita a criação de mais bitcoins é um dos mais preocupantes, citando que seria muito recompensante ao atacante.
Como destaque, precisamos lembrar que tal bug já aconteceu em 2010, quando um usuário — até hoje não identificado — conseguiu imprimir 184 bilhões de bitcoins, mas o erro foi rapidamente corrigido.
CTO da Ripple acredita que Bitcoin tenha um grande bug
Na última segunda-feira (12), diversos bitconheiros comemoravam a marca de 5.000 dias do Bitcoin, funcional durante 99,98% do tempo nestes últimos 13,7 anos. Apesar disso, a “festa” também trouxe recordações de grandes bugs no Bitcoin.
Como citado acima, um bom exemplo é um caso que ocorreu em 2010, quando um atacante conseguiu criar bitcoins do nada. Apesar disso, o mercado era pequeno, cada BTC valia poucos centavos e tal bug foi corrigido rapidamente.
Entretanto, David Schwartz acredita que existam mais bugs deste tipo e que hoje poderiam ser mais recompensantes. Segundo o CTO da Ripple, eles estariam presentes em alguma atualização passada do Bitcoin.
“Acredito ser altamente provável que haja pelo menos um bug em pelo menos uma grande implementação do código-fonte do bitcoin que permite a criação de mais BTC. Mas pode ser que ninguém o encontre ou que ele seja corrigido antes de ser explorado. Eu não me preocupo com isso.”
I think it's highly likely that there's at least one bug somewhere in at least one major implementation of the bitcoin source code that permits the creation of more BTC. But it may be that nobody ever finds it or it's fixed before it's exploited. I don't worry about it.
— David "JoelKatz" Schwartz (@JoelKatz) September 13, 2022
Apesar do pânico causado, o CTO da Ripple neutraliza seu comentário ao afirmar que é difícil que estes bugs sejam encontrados por alguém disposto a aproveitar-se financeiramente do mesmo.
Bitcoin se torna mais seguro a cada novo dia
Já em outros tuítes, Schwartz destaca que o Bitcoin passou por “incidentes graves” em seus primeiros anos, como ataques de negação de serviço, mas que isso é cada vez mais raro.
“O fato de não haver um sério há algum tempo (desde 2018 ou mais) é encorajador.”
“Há um grande incentivo para procurar essas falhas e explorá-las”, comenta David Schwartz, CTO da Ripple. “Assim, o fato de que eles não estão acontecendo é uma forte evidência de que eles são muito raros e difíceis de encontrar.”
Por fim, esta é uma prova de que o Bitcoin está ganhando ainda mais segurança a cada novo dia. Um efeito semelhante pode ser visto na Lightning Network que, gradualmente, está se tornando um sistema seguro para transacionar bitcoins de forma rápida e barata.