E-mail de 1999 pode ter sido escrito por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin

Se o texto não foi escrito pelo "jovem" Nakamoto, então temos mais uma demonstração de como a ideia de um dinheiro digital já estava na cabeça de muitas outras pessoas.

-

Siga no
Suposta movimentação de Satoshi pode ter sido motivo da queda.

A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto é um mistério até hoje. Vários e-mails e mensagens foram escritas por ele e esses “documentos” representam parte fundamental da criptoeconomia, recentemente, um e-mail de 1999 foi publicado e ele pode ser de autoria de Satoshi e indicar que o Bitcoin levou 10 anos para ser desenvolvido e implementado.

O e-mail foi divulgado no Twitter do CEO da Blockstream, Adam Back. O texto conta com cerca de 200 palavras e fala de forma muito breve sobre um possível dinheiro digital. O curioso é que esse dinheiro proposto tem muitas semelhanças com a ideologia do Bitcoin.

Isso faz com que muita gente acredite que o e-mail tenha sido enviado por Satoshi Nakamoto quando ele era mais jovem.

Ecash satoshi print
Ecash satoshi print

O ‘ecash’ pode ter sido o início do Bitcoin

Vale ressaltar que ninguém tem certeza de que o texto tenha sido escrito pelo criador do Bitcoin, no entanto, a forma como o sistema na época discutido “opera” indica que esse deve ser o caso.

Se o texto não foi escrito por Nakamoto, então temos mais uma demonstração de como a ideia de um dinheiro digital já estava na mente de muitas outras pessoas e eventualmente chegaria ao mercado financeiro.

A mensagem em questão foi divulgada em uma lista de e-mail entre Cypherpunks, que estavam discutindo sobre um sistema de pagamento eletrônico. O grupo foi formado em 1992 e a mensagem, como informada, é de 1999.

Parte do e-mail argumenta que um ecash não poderia ser censurável ou “desligável” por qualquer entidade centralizada.

“Eu não diria que ‘ecash’ deva ser usado cegamento, mas eu acredito que seria um uso errado da palavra ‘ecash’ se algo que pode ser revogável recebesse esse nome.

Com essa definição, não é tecnicamente possível implementar um sistema eletrônico de dinheiro sem um hardware que não possa ser manipulado, porque a confiança em uma base de dados de gasto duplo significa que o seu ‘dinheiro’ se tornaria inútil da noite para o dia se alguém (tipo um governo) decidisse desligar um computador (o que está com a base de dados de gasto duplo).”

Como essa descrição, é muito fácil perceber o quanto o Bitcoin possui semelhanças com esse sistema descrito. Isso vem fortalecendo a teoria de que essa é mais uma das mensagens de Nakamoto as Cypherpunks.

O e-mail é ou não de Satoshi?

Satoshi Nakamoto
Apesar do nome similar e de sua imagem ser associada ao criador do Bitcoin, ninguém provou Dorian Nakamoto é Satoshi.

Outro ponto que aponta para as similaridades com o atual sistema de criptomoedas é que o autor sugere que o banco de dados fosse público com uma operação paralela entre vários servidores, tornando a possibilidade de que o sistema seja desligado bem improvável.

Já em outro trecho ele sugere o uso do b-money e hashcash como base para um sistema financeiro desse tipo e com a necessidade de bastante poder computacional, impossibilitando a fraude da moeda digital.

Apesar das muitas semelhanças com a criação de Nakamoto, um detalhe chamou a atenção das pessoas: os erros gramaticais.

Satoshi sempre foi conhecido por ter muito cuidado com a sua escrita, evitando erros de digitação ou de grafia. No e-mail é possível encontrar algumas palavras com erro digitação (soem no lugar de some) e alguns erros, como over night ao invés de overnight.

Com isso, o mistério de quem é Satoshi continua, apesar de alguns jurarem que são o criador do Bitcoin.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Divulgação/Polícia Federal

Ligado ao caso Telexfree um Policial Federal foi preso

No mês de fevereiro, a Polícia Federal havia iniciado a Operação Ousadia, que buscava apurar um crime cometido dentro da instituição. Isso porque, um...
XTR Corporation atrasa pagamentos

Suposto áudio de presidente assusta investidores da XTR Corporation

A XTR Corporation é uma empresa que apresenta para seus investidores um negócio suspeito, envolvendo Bitcoin. Com início em janeiro de 2020, o negócio...

Justiça russa diz que ladrões não precisam devolver Bitcoins roubados

O roubo de Bitcoins é um problema com solução difícil, já que dificilmente descobre quem foram os criminosos. Mas e se os criminosos e...