E-mail de 1999 pode ter sido escrito por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin

Se o texto não foi escrito pelo "jovem" Nakamoto, então temos mais uma demonstração de como a ideia de um dinheiro digital já estava na cabeça de muitas outras pessoas.

Siga no
Suposta movimentação de Satoshi pode ter sido motivo da queda.

A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto é um mistério até hoje. Vários e-mails e mensagens foram escritas por ele e esses “documentos” representam parte fundamental da criptoeconomia, recentemente, um e-mail de 1999 foi publicado e ele pode ser de autoria de Satoshi e indicar que o Bitcoin levou 10 anos para ser desenvolvido e implementado.

O e-mail foi divulgado no Twitter do CEO da Blockstream, Adam Back. O texto conta com cerca de 200 palavras e fala de forma muito breve sobre um possível dinheiro digital. O curioso é que esse dinheiro proposto tem muitas semelhanças com a ideologia do Bitcoin.

Isso faz com que muita gente acredite que o e-mail tenha sido enviado por Satoshi Nakamoto quando ele era mais jovem.

Ecash satoshi print
Ecash satoshi print

O ‘ecash’ pode ter sido o início do Bitcoin

Vale ressaltar que ninguém tem certeza de que o texto tenha sido escrito pelo criador do Bitcoin, no entanto, a forma como o sistema na época discutido “opera” indica que esse deve ser o caso.

Se o texto não foi escrito por Nakamoto, então temos mais uma demonstração de como a ideia de um dinheiro digital já estava na mente de muitas outras pessoas e eventualmente chegaria ao mercado financeiro.

A mensagem em questão foi divulgada em uma lista de e-mail entre Cypherpunks, que estavam discutindo sobre um sistema de pagamento eletrônico. O grupo foi formado em 1992 e a mensagem, como informada, é de 1999.

Parte do e-mail argumenta que um ecash não poderia ser censurável ou “desligável” por qualquer entidade centralizada.

“Eu não diria que ‘ecash’ deva ser usado cegamento, mas eu acredito que seria um uso errado da palavra ‘ecash’ se algo que pode ser revogável recebesse esse nome.

Com essa definição, não é tecnicamente possível implementar um sistema eletrônico de dinheiro sem um hardware que não possa ser manipulado, porque a confiança em uma base de dados de gasto duplo significa que o seu ‘dinheiro’ se tornaria inútil da noite para o dia se alguém (tipo um governo) decidisse desligar um computador (o que está com a base de dados de gasto duplo).”

Como essa descrição, é muito fácil perceber o quanto o Bitcoin possui semelhanças com esse sistema descrito. Isso vem fortalecendo a teoria de que essa é mais uma das mensagens de Nakamoto as Cypherpunks.

O e-mail é ou não de Satoshi?

Satoshi Nakamoto
Apesar do nome similar e de sua imagem ser associada ao criador do Bitcoin, ninguém provou Dorian Nakamoto é Satoshi.

Outro ponto que aponta para as similaridades com o atual sistema de criptomoedas é que o autor sugere que o banco de dados fosse público com uma operação paralela entre vários servidores, tornando a possibilidade de que o sistema seja desligado bem improvável.

Já em outro trecho ele sugere o uso do b-money e hashcash como base para um sistema financeiro desse tipo e com a necessidade de bastante poder computacional, impossibilitando a fraude da moeda digital.

Apesar das muitas semelhanças com a criação de Nakamoto, um detalhe chamou a atenção das pessoas: os erros gramaticais.

Satoshi sempre foi conhecido por ter muito cuidado com a sua escrita, evitando erros de digitação ou de grafia. No e-mail é possível encontrar algumas palavras com erro digitação (soem no lugar de some) e alguns erros, como over night ao invés de overnight.

Com isso, o mistério de quem é Satoshi continua, apesar de alguns jurarem que são o criador do Bitcoin.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Stone Ridge adiciona Bitcoin ao seu fundo de alternativas diversificadas

Em um momento em que o Bitcoin está no centro das atenções, tanto pelo seu preço que está consolidando na faixa de US$ 50...

Coinbase cita Satoshi Nakamoto em documento enviado à SEC

A Coinbase, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo e a maior dos EUA, está pronta para ser listada na bolsa de valores...
Mastercard.

Vice presidente da Mastercard crítica o Bitcoin: “muito volátil para fazer parte da nossa...

A gigante de pagamentos Mastercard virou manchete no início de fevereiro depois de anunciar seu plano de começar a permitir criptomoedas em sua rede....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Coinbase cita Satoshi Nakamoto em documento enviado à SEC

A Coinbase, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo e a maior dos EUA, está pronta para ser listada na bolsa de valores...

Vice presidente da Mastercard crítica o Bitcoin: “muito volátil para fazer parte da nossa rede”

A gigante de pagamentos Mastercard virou manchete no início de fevereiro depois de anunciar seu plano de começar a permitir criptomoedas em sua rede....

Erro faz corretora vender Bitcoin com 88% de desconto

A maior corretora de criptomoedas do sudeste da Ásia, PDAX, que tem sede nas Filipinas, enfrentou uma falha técnica e acabou colocando à venda...

Esquema da Atlas Quantum é exposto no Cidade Alerta, da Record TV

O esquema da Atlas Quantum voltou a ganhar atenção da mídia. Na semana passada o Jornal da Band publicou uma reportagem sobre a empresa...

Bilionário de Dubai quer fazer o maior investimento em Bitcoin da história

Um empresário de Dubai está se comprometendo a comprar 100.000 bitcoins, avaliados em US $ 4,8 bilhões, para ajudar no desenvolvimento da criptomoeda na...