Edward Snowden faz alerta sobre privacidade do Bitcoin: “O tempo está passando”

O alerta de Snowden foi motivado pelo anúncio da zkSNACKs, feito através de um post em seu blog, no qual a empresa revelou sua decisão de descontinuar o serviço dedicado em melhorar a privacidade do Bitcoin.

O ex-agente da CIA Edward Snowden emitiu um alerta sobre o futuro da privacidade na rede do Bitcoin, em resposta ao anúncio da zkSNACK, desenvolvedora da carteira Wasabi, de encerrar seu serviço de CoinJoin a partir de 1º de junho de 2024.

Em um tweet recente, Snowden revelou suas preocupações, declarando: “Venho alertando os desenvolvedores do Bitcoin há dez anos que a privacidade precisa ser garantida no nível do protocolo. Este é o aviso final. O relógio está correndo.”

O alerta de Snowden foi motivado pelo anúncio da zkSNACKs, feito através de um post em seu blog, no qual a empresa revelou sua decisão de descontinuar o serviço dedicado em melhorar a privacidade do Bitcoin.

O serviço CoinJoin é uma tecnologia que permite a múltiplos usuários de Bitcoin combinar suas transações, tornando difícil rastrear a origem das transações, similar ao que os misturadores de criptomoedas fazem.

Guerra contra privacidade

A decisão da zkSNACKs, de acordo com o post no blog, foi tomada com pesar e após cuidadosa consideração, citando a necessidade de clareza legal em suas operações nos Estados Unidos.

O post no blog tranquilizou os usuários de que a Wasabi Wallet continuará a funcionar como uma carteira Bitcoin regular, embora sem o recurso de privacidade.

No entanto, a zkSNACKs afirmou que, embora a arquitetura de filtragem do lado do cliente, integração com Tor e seleção personalizada de moedas da Wasabi Wallet melhorem a privacidade, a privacidade completa continua inatingível sem os CoinJoins.

O anúncio foi resultado de ações regulatórias recentes nos Estados Unidos, onde provedores de carteiras de criptomoedas de custódia própria têm sido alvo de escrutínio.

A Phoenix Wallet e a Wasabi Wallet estão entre as últimas a abandonar os EUA em resposta à repressão regulatória desencadeada pelas ações contra a Consensys e a Samourai Wallet.

As preocupações com o cenário regulatório para carteiras de custódia própria também aumentaram após a Consensys, desenvolvedora da carteira Metamask, receber um aviso da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e os co-fundadores da Samourai Wallet serem presos sob acusações de lavagem de dinheiro.

Os processos causaram pânico entre os provedores de serviços de criptomoedas que operam nos EUA e o alerta mais recente de Snowden ecoa sua defesa anterior da privacidade das criptomoedas, especialmente diante da repressão do Departamento de Justiça dos EUA contra a Samourai Wallet no mês passado.

“O Departamento de ‘Justiça’ mais uma vez criminalizou os desenvolvedores de um aplicativo que restaura a privacidade financeira. A solução para isso é tornar o dinheiro privado por padrão. A privacidade nunca deve ser ‘excepcional’, senão eles a tornarão crime”, tweetou Snowden após a repressão.

Enquanto os reguladores europeus adotaram uma abordagem mais relaxada em relação às possíveis regulamentações para carteiras de custódia própria, as preocupações sobre o futuro da privacidade na rede Bitcoin persistem, especialmente nos EUA.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias