Mohamed El-Erian, economista-chefe da seguradora alemã Allianz, disse que o rápido aumento de interesse no Bitcoin por investidores em todo o mundo é desencadeado por uma crença na adoção contínua do setor privado, mas que a criptomoeda só se estabelecerá se os governos permitirem.
Ele disse ainda que o Bitcoin não se tornou “grande demais para colapsar”. Ao mesmo tempo, a queda da criptomoeda pode abalar o sistema financeiro global.
“Em um sentido restrito, o Bitcoin não é muito grande para entrar em colapso. De forma mais ampla, este seria outro desafio para o paradigma da liquidez, em que os investidores estão simplesmente apostando na liquidez”, disse ele à CNN. – “Já estivemos perto disso três vezes, então você precisa ter cuidado. Você nunca sabe que um pequeno acidente rodoviário causará um engarrafamento”.
O economista afirmou que o Bitcoin “tira muito dos governos, tira a ‘senhoriagem’, a capacidade de fornecer moeda e se beneficiar disso.”
Governo pode não tolerar o Bitcoin
Se as pessoas estão investindo em Bitcoin, é porque acreditam que a adoção do setor privado vai continuar, o que na visão de El-Erian é “a coisa certa a se acreditar” – mas os investidores também acreditam que o governo não vai interferir nisso, e ele não está convencido que isso seja verdade.
“Tendo a dizer às pessoas que tenham muito cuidado; este é um ativo que quer se estabelecer, mas só pode se estabelecer se os governos permitirem. […] Digo às pessoas para serem cautelosas, porque você não está apenas assumindo a adoção privada, mas também está assumindo a tolerância do governo.”
El-Erian expressou confiança na disseminação contínua do Bitcoin entre os investidores institucionais, mas duvidou que as autoridades olhariam para ele com calma.
“É um trunfo que está tentando acontecer, mas só pode acontecer se as autoridades permitirem. Cuidado, porque você não está vindo apenas da proliferação do setor privado, mas também da tolerância das autoridades. Não tenho certeza sobre o segundo”, acrescentou.
Três tipos de investidores
El-Erian disse também que a última alta do Bitcoin está relacionada a vários investidores que perceberam que, dada a atual política do banco central dos EUA (FED) e a impressão de dinheiro descontrolada, os títulos do governo não podiam mais ser considerados um refúgio seguro.
Ele complementou que o Bitcoin “inclui três coisas” que atraem tipos diferentes de investidores, mas ao mesmo tempo levanta preocupações para os bancos centrais.
Um dos grupos acredita que o Bitcoin vai virar dinheiro, o segundo foi forçado a ingressar no mercado de criptomoedas por falta de alternativas, e o terceiro são especuladores que são atraídos pela volatilidade.
“Quando o bitcoin é negociado acima de US $ 50.000, todas essas três ideias criam problemas para os bancos centrais. Descobriremos que os bancos centrais estão cada vez mais olhando para as criptomoedas como uma área em que devem participar, e não apenas ficar à margem”, disse ele.
#Bitcoin: "From a narrow perspective, it's not too big to fail. From a broader perspective, that would be another challenge for the liquidity paradigm."@elerianm talks using $BTC to mitigate risk, investors viewing it as the "least bad asset" and market distortion. pic.twitter.com/2Mn3vorL62
— Julia Chatterley (@jchatterleyCNN) April 5, 2021