Presidente salvadorenho Nayib Bukele agora pode se reeleger novamente após novas mudanças na constituição.
O partido de Nayib Bukele, presidente de El Salvador, aprovou nesta quinta-feira (31) mudanças na constituição que permitem que reeleição ilimitada à presidência. Além disso, também estenderam o cargo a 6 anos.
Devido à popularidade de Bukele, que aumentou a segurança e melhorou a economia salvadorenha desde que assumiu o comando do país em 2019, é muito provável que ele se reeleja.
As mudanças estão dividindo opiniões nas redes sociais. Enquanto alguns afirmam que El Salvador está se transformando em uma ditadura, outros defendem que as políticas de Bukele foram benéficas para o país e seria justo que ele continuasse na presidência.
Quando assumiu o cargo, Nayib Bukele nem sequer podia concorrer à reeleição. Próximo às eleições de 2024, seu partido alterou a constituição, permitindo esses direitos.
Já nesta quinta-feira (31), o partido Nuevas Ideas (Novas Ideias) apresentou cinco mudanças à constituição. Isso inclui:
Segundo estatísticas compartilhadas pelo perfil ‘World of Statistics’ no início de julho, Bukele é o presidente com a maior aprovação do povo no mundo, superando nomes como Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Javier Milei (Argentina).
Portanto, é possível que Bukele se mantenha no cargo para sempre caso mantenha a segurança da população e crescimento econômico para o país, lembrado por adotar o Bitcoin como moeda em 2021.
No X, antigo Twitter, é possível ver uma reação mista e polarizada sobre as mudanças constitucionais. Enquanto alguns temem que isso seja uma ameaça a democracia, outros acreditam ser o melhor para os salvadorenhos.
“Nayib Bukele está instaurando uma ditadura em El Salvador, mas certamente os políticos de direita daqui continuarão a aplaudi-lo. Claro, se ele está copiando a fórmula com a qual Uribe tentou se perpetuar no poder na Colômbia”, disse uma usuária do X.
“Enquanto os esquerdistas globais dizem que Nayib Bukele é um ditador, os cidadãos de El Salvador estão soltando fogos de artifício no céu com a notícia de que ele pode concorrer à reeleição”, comentou outro.
No passado, o presidente salvadorenho costumava se descrever como “o ditador mais legal do mundo” em suas redes sociais.
Até o fechamento desta matéria, Bukele não se pronunciou publicamente sobre as mudanças.
Comentários