Os olhos do criptomercado estão focados no perfil de Elon Musk no Twitter, para muitos o magnata que é fundador e CEO Tesla e da SpaceX é um dos grandes influenciadores da recente alta da moeda digital. Na tarde desta terça-feira (2), Musk voltou a falar sobre criptomoedas, mas dessa vez com uma posição menos positiva que em outras oportunidades.
Musk publicou uma mensagem para chamar a atenção das atividades de golpistas dentro do mercado de criptomoedas. O CEO sugeriu que os golpistas e as criptomoedas deveriam “arrumar um quarto”, isso é, aparentemente os golpistas gostam das moedas digitais.
Scammers & crypto should get a room
— Elon Musk (@elonmusk) March 2, 2021
A frase faz uma referência ao quanto os golpistas e as criptomoedas estão relacionados e próximos que até parecem estar “de pegação”.
Muitos chegaram a especular que Elon Musk estava bravo por ter caído em algum golpe ou até mesmo ter perdido seus Dogecoins. Mas o que é mais provável é que o bilionário está preocupado com o quanto os bots de golpistas estão se espelhando pelas redes sociais.
Bots de golpes com Bitcoin podem estar preocupando Elon Musk
Justamente por ser muito ligado ao Bitcoin, o nome de Elon Musk é muito utilizado por golpistas que querem realizar golpes nas redes sociais. Contas falsas, provavelmente administradas por bots, se passam por Musk e oferecem diferentes promoções e oportunidade de ganhar criptomoedas.
Mas como é de se imaginar, tudo acaba sendo uma grande mentira, feita para roubar dados, criptomoedas ou simplesmente infectar computadores com vírus. Os golpistas são tão “rápidos” que basta procurar entre as pessoas respondendo o tuíte de Musk para achar alguns golpes claros.
https://twitter.com/seylekx/status/1366832683087781892
Como sempre, os golpes funcionam de forma bem simples: Eles prometem uma quantidade de Bitcoin ou outra grande oportunidade de ganhar dinheiro fácil e colocam um link para algum site. A partir desse momento, quem arrisca clicar no link pode ser vítima de uma série de diferentes ataques.
Este é um problema muito comum e que já dura anos. Sempre que Elon Musk ou outro grande nome publica algo, os bots começam a se espalhar, alguns contam até mesmo com contas verificadas no Twitter.
O problema dos golpistas em redes sociais é realmente muito grande. Com um número cada vez maior de investidores iniciantes, o setor está cheio de oportunidades para esse tipo de ataque. Muitos pedem para que o Twitter crie novas camadas de segurança para evitar que isso continue acontecendo.