Elon Musk não chama Bitcoin de Ouro Digital

Polêmica continua!

Siga no
Elon Musk, CEO da Tesla e Bitcoin
Elon Musk, CEO da Tesla e Bitcoin

O CEO da Tesla, Elon Musk, compartilhou novamente sua visão sobre o Bitcoin, dessa vez, afirmando que este não é um ouro digital. A visão vem em contraponto com a comunidade da moeda digital.

Musk já havia falado sobre o Bitcoin em outras ocasiões, todas às vezes de forma cautelosa. Cabe o destaque que o CEO é conhecido pelas polêmicas falas em público, que já foram alvo até da CVM dos EUA, a SEC, que afirmou que estas poderiam ser manipulações de mercado.

Elon Musk já falou que o Bitcoin seria uma tecnologia interessante, apesar disso, não havia espaço para este dentro da Tesla. Apesar dessa fala, alguns clientes conseguiram colocar um node de Bitcoin dentro de um Tesla, mostrando que há potencial de aproximar a moeda destes super carros.

Elon Musk ainda não enxerga Bitcoin como um ouro digital

Para Elon Musk, o Bitcoin pode ser muito bem uma tecnologia interessante, mas diferente do ouro. De fato, ao contrário do que outras pessoas acreditam, Elon afirmou que esta é uma ótima tecnologia de pagamentos.

Como moeda, o Bitcoin foi criado com o propósito de ser uma meio de pagamento sem fronteiras, funcionando pela internet. Ou seja, o que Elon Musk falou, de acordo com o CriptoNoticias, tem relação com o propósito pelo qual a moeda virtual foi criada.

Além disso, Elon teria dito que o WhitePaper do Bitcoin é muito inteligente, este que foi escrito por Satoshi Nakamoto. Em outro ponto, afirmou que a moeda ainda é relacionada com transações ilegais, apesar do potencial.

Não estou nem aqui nem ali para o Bitcoin

A fala teria sido durante um podcast da Tesla, no último dia 20 de janeiro, quando comentava sobre o futuro da tecnologia da empresa e de seus negócios. Elon confirmou ser conhecedor do paper do Bitcoin, o que é muito importante para quem estuda essa moeda, muito além do preço.

É importante o Bitcoin ser um ouro virtual?

Elon Musk afirmar que o Bitcoin é importante como meio de pagamento, endossa o coro de algumas altcoins. As criptomoedas Bitcoin Cash e BSV foram criadas com este propósito, de usar essa tecnologia apenas como dinheiro.

Recentemente em Davos, o CEO da Ripple comentou também sobre o Bitcoin, conforme apurado pelo Livecoins. Em sua fala, Brad afirmou que o Bitcoin não é um bom meio de pagamento. Apesar disso, é a reserva de valor do futuro, ou seja, poderia substituir o ouro.

Neste ponto fica claro que há uma polêmica quando se fala do Bitcoin e ouro em uma mesma frase. A correlação destes ativos não é tão alta, mas em momentos de crise algumas populações recorrem a estes. O Bitcoin certamente ainda não se compara com o ouro neste sentido, uma vez que possui apenas onze anos.

Mesmo assim, para uma maior adoção no mundo, ser comparado com o ouro é algo importante. O ouro é uma reserva de valor secular, visto que é um ativo escasso e de baixa degradação, mantendo a utilidade de um patrimônio ao longo dos anos.

Neste sentido, se Elon Musk estiver certo, o Bitcoin poderia não ser uma boa reserva de valor como o ouro, mas crises como a recente vivida no Irã poderiam refutar este ponto. A população do Irã ao ver uma iminente guerra, comprou Bitcoin como nunca. O mundo poderá ver nos próximos anos essa relação crescer (ou não), principalmente com o dinheiro fiduciário caindo cada vez mais em desuso e a população precisando de alternativas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Investidores encontram Rodrigo Marques, fundador da Atlas Quantum

Depois de quase dois anos desaparecido, Rodrigo Marques, o fundador da Atlas Quantum, foi encontrado morando em um condomínio de luxo em São Paulo. Marques...

Governo Biden vê ameaça potencial do Yuan digital da China

O governo dos Estados Unidos está monitorando o desenvolvimento da moeda digital da China, o Yuan digital. A equipe de Biden está preocupada com...

“ETFs de Bitcoin podem revolucionar o mercado” diz Wall Street Journal

O Bitcoin já dobrou de preço em 2021, com um crescimento que viu o preço sair da casa dos US $ 29 mil para...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias