Após viralizar na comunidade de Bitcoin o termo ‘Web5’, Elon Musk acredita que a Dogecoin poderia aderir à ‘Web69’. Nos últimos meses, os fãs de criptomoedas alternativas e de tokens da rede Ethereum divulgaram muitos estudos sobre a chamada Web3.
Segundo os proponentes dessa Web3, a economia digital seria baseada em tokens e blockchains, dando suporte a mais inovações com DeFi, metaverso, NFTs e DAOs, além de muitos outros termos cunhados nos últimos anos. Essa seria então uma evolução da atual Web2, fase da atual internet.
Contudo, muitos fãs do bitcoin não acreditam que essa é necessariamente uma inovação, mas apenas uma forma de atrair investimentos de fundos privados e grandes empresas para produtos pseudo-inovadores. Ou seja, muitas aplicações se assimilam a prática de surf ao pegar uma onda, só que sem a prancha.
Um dos críticos do termo Web3 é justamente Elon Musk, que já deixou claro que não gosta dessas soluções e nem acredita que o mercado é legítimo.
Jack Dorsey, fundador do Twitter, lança polêmica com termo Web5
Se a Web3 é muito especial e capaz de causar mudanças como declaram seus divulgadores, a comunidade bitcoin segue reagindo contrária ao termo com veemência.
Um dos que refutou a Web3 totalmente é o fundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, do qual pulou o termo Web4 e já lançou a Web5, uma ideia de tornar apenas o Bitcoin parte do futuro da internet. O projeto certamente é maximalista e pretende mostrar os benefícios de se criar com bitcoin como moeda.
O lançamento da Web5 foi feita pela página TBD no Twitter na última sexta-feira (11), que se refere a empresa de Dorsey para trabalhar com bitcoin.
“Web5: Uma plataforma web extra descentralizada.”
Web5: An extra decentralized web platformhttps://t.co/LDW3MZ8tON
— TBD (@TBD54566975) June 10, 2022
Segundo seus idealizadores, o foco principal da Web5 será de criar identidades pela internet, dando poder dos dados aos próprios usuários.
Elon Musk não fica atrás e já lança o termo “Web69” para Dogecoin
Se a Web4 foi pulada para o lançamento da Web5 para o Bitcoin, a comunidade da moeda meme Dogecoin foi muito além na parte que lhe toca, que é brincar e divertir.
Assim, Jack Dorsey perguntou a Elon Musk o que o bilionário CEO da Tesla e SpaceX achava do termo Web69 para a Dogecoin.
Ao constatar a proposta ousada, Elon Musk disse neste sábado (11) que concorda com o termo que é muito quente. Os números 6 e 9 costumam ser associados também a uma posição sexual, mas não está claro se foi essa a brincadeira feita pela comunidade Dogecoin.
web69 is 🔥🔥
— Elon Musk (@elonmusk) June 11, 2022
De qualquer forma, esse episódio mostra uma nova onda de críticas a Web3, tanto pela comunidade Bitcoin quanto pela Dogecoin, dois projetos que tem discutido o uso da tecnologia blockchain com foco em moedas, nem tanto em contratos inteligentes.