Um dos homens mais ricos do mundo compartilhou uma visão um tanto quanto polêmica. Isso porque, Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, pede que as baleias de Dogecoin se desfaçam de suas moedas.
Em sua visão, ter poucas pessoas com muitas moedas é um problema para a Dogecoin. Ele afirmou que pagará o preço para que as baleias da moeda comecem a vender e deixar o mercado com mais disponibilidade.
A concentração de muitas Dogecoins em poucos endereços é um fato preocupante para a moeda. Apenas um endereço, por exemplo, possui cerca de 30% de todas as moedas disponíveis.
Apesar da visão do CEO da Tesla, ele é um dos homens mais ricos do mundo, ou seja, um dos maiores detentores de moeda fiduciária. De acordo com a Forbes, Elon Musk teria uma fortuna avaliada em U$ 177 bilhões.
Elon Musk quer que baleias de Dogecoin vendam suas moedas e está disposto a comprar
Pelo Twitter, Elon Musk continua sua saga em participar da comunidade Dogecoin. Sua próxima missão, contudo, seria de acabar com as baleias de Dogecoin existentes hoje.
De acordo com Musk, ver uma concentração da moeda hoje seria o único ponto em que a criptomoeda seria ruim. Assim, Elon Musk pede que as baleias de Dogecoin vendam suas moedas no mercado.
“Se os maiores detentores de Dogecoins venderem a maior parte de suas moedas, ela terá meu total apoio. Muita concentração é o único problema real para mim”,
Segundo o BitInfoCharts, apenas um endereço de Dogecoin tem 28,69% de todas as moedas já criadas. A baleia, anônima e desconhecida, teria criado a carteira em 2019, época em que movimentou seu balanço pela última vez, com saldo estimado em US$ 2 bilhões nesta segunda-feira (15).
Após o início da jornada de Elon Musk com a Dogecoin, a moeda disparou nos mercados. Com a “ajudinha” de um dos homens mais ricos do mundo, o preço da Dogecoin valorizou 1.810% no último ano.
Apesar da queda de 25% nos últimos sete dias, a Dogecoin valorizou 535% no último mês. O bom momento da moeda faz com que ela apareça entre as 15 maiores criptomoedas em market cap.
Após a publicação do tuíte, o preço da moeda digital caiu cerca de 8%.
Dificilmente as baleias seriam criadores da Dogecoin
Diferente da Dogecoin, a baleia principal de Bitcoin é conhecida no mercado. Isso porque, o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, sendo o primeiro minerador da moeda, acumulou muitas moedas. Contudo, Satoshi sumiu e seus endereços nunca foram movimentados.
No caso da Dogecoin, dificilmente as baleias são os seus criadores, que também abandonaram o projeto. Um deles, inclusive, acabou vendendo suas moedas em 2015 e comprou um Honda Civic usado.
Ou seja, os mais ricos de Dogecoin são desconhecidos hoje, apesar da caça às baleias, promovida por Elon Musk. O CEO da Tesla inclusive afirmou que está disposto a pagar para que os magnatas da moeda meme vendam suas posses.
“Eu literalmente pagarei $ se eles simplesmente cancelarem suas contas”, afimou Musk pelo Twitter
Não está claro o porque Elon Musk quer o fim da acumulação de criptomoedas, uma vez que ele é um dos maiores acumuladores de moedas fiduciárias hoje.