Ao interagir com uma publicação da IBM na rede social X (ex-Twitter) sobre o assunto de computação quântica, Elon Musk pediu no sábado (2) que a inteligência artificial Grok estimasse uma probabilidade de quebra do Bitcoin.
Assim, a IA que pertence ao próprio bilionário e interage diariamente com investidores de criptomoedas fez uma busca em documentos divulgados por grandes empresas do setor em 2025.
“Grok estime a probabilidade de a computação quântica quebrar o SHA-256“, questionou Musk.
O SHA-256, ou Secure Hash Algorithm 256-bit, é um algoritmo de criptografia da família SHA-2 criado pela agência dos EUA, a NSA. Atualmente, o padrão que garante a segurança da rede bitcoin é um dos mais robustos do mundo.
E surpreendentemente, a resposta dada pelo Grok veio na mesma direção, indicando que a probabilidade de quebrar o bitcoin com a computação quântica hoje é de 0%.
“Com base em avaliações de 2025 do NIST, IBM e pesquisas de especialistas, a probabilidade de a computação quântica quebrar o SHA-256 (por meio do algoritmo de Grover, reduzindo a busca de pré-imagem para ~2^128 operações) é próxima de 0% nos próximos 5 anos e <10% até 2035. Isso requer milhões de qubits corrigidos por erros; os sistemas atuais ultrapassam ~1.000 qubits com ruído. O hashing do Bitcoin permanece seguro por enquanto“, disse a IA Grok em resposta ao homem mais rico do mundo.
Ao receber o retorno, Musk respondeu ainda com um simples “Hmmm“, indicando que achou interessante o assunto.
Hmm
— Elon Musk (@elonmusk) August 2, 2025
Polêmicas recentes podem ter chamado atenção de Elon Musk sobre a segurança do bitcoin
A computação quântica é um dos temas de interesse emergentes das empresas de tecnologia, principalmente a IBM. Conhecida como uma das maiores potências de infraestrutura mundial, a companhia estuda o assunto e apontou que novidades devem chegar já em 2025.
Mesmo assim, o tema persegue semanalmente a comunidade bitcoin, principalmente com influencers de altcoins defendendo que este é o ponto fraco da maior moeda digital. O bilionário Michael Saylor, inclusive, destacou que é uma jogada de marketing de outras criptomoedas para atacar o bitcoin.
Mas o tema indica que chamou atenção até do bilionário CEO da Tesla, uma vez que ele é um investidor do bitcoin. Além disso, sua companhia já lucrou bilhões de dólares com a alta do bitcoin no mercado, o que uma ameaça poderia fazer ruir caso acontecesse.
Contudo, até a sua própria inteligência artificial lhe acalmou e ele não falou mais sobre o assunto. A comunidade bitcoiner interagiu com a publicação da dúvida e também apresentou fundamentos da segurança atual do SHA-256.