A Empiricus é uma das mais conhecidas empresas de investimento no Brasil, tanto por suas extensas campanhas de marketing no YouTube quanto por suas promessas de lucro. No entanto, apesar de prometer retornos milionários para seus clientes, ela foi atingida pela crise de demissões, cortando 12% do seu quadro de funcionários.
De acordo com informações do O Globo, a Empiricus informou que demitiu 12% dos funcionários nesta semana. A empresa não informou o número de demitidos, mas em entrevistas recentes, executivos da empresa falavam em uma equipe de 600 pessoas, o que colocaria o número de demitidos na faixa de 70 pessoas.
Ainda segundo O Globo, relatos dos funcionários da empresa no LinkedIn apontam que as demissões afetaram principalmente pessoas das áreas de tecnologia, como a parte de análise web, inteligência artificial e outras, mas que também afetou a parte de mídias sociais e até mesmo a área de análise de investimentos, o principal foco de atuação da empresa.
Segundo relatos nas redes sociais, as demissões foram realizadas por videoconferência.
A Empiricus afirmou que as demissões não têm relação com alguma crise financeira da empresa, apenas com as “sinergias” entre os negócios do grupo, além da escalada de juros que diminui o interesse dos investidores por aplicações que não são de renda fixa.
“A redução do quadro foi motivada, principalmente, pela identificação de sinergias entre as equipes que compõem o grupo (Empiricus Research, Vitreo, Real Valor, Money Times e Seu Dinheiro). O momento atual, de maior interesse em renda fixa, também ajudou a balizar a decisão”, disse o grupo, no comunicado enviado ao O Globo.
Relatos das demissões também circularam no Twitter, com alguns funcionários que foram afetados falando que não fazem mais parte da Empiricus.
Além dos relatos, também houveram algumas pessoas que se surpreenderam com as demissões da Empiricus, fazendo até mesmo referência a atua crise financeira do mercado brasileiro.
Já outros associaram as demissões com a “Ressaca da Bolsa”, que é como vem sendo chamada a onda de demissões e da diminuição de crescimento de lucros que vem afetando empresas de investimento e consultoria no Brasil e no mundo.
Começaram os ajustes nas “fintechs” e “casas de research” https://t.co/H7XUD8JAAZ
— Eduardo Ribeiro Silveira Guimarães (@edu_guimaraes18) June 7, 2022
Apesar de ser uma situação triste para os funcionários, o fato da Empiricus estar sempre aparecendo em propagadas, muitas vezes repetitivas e sensacionalistas, prometendo fazer as pessoas ganharem dinheiro com sua consultoria sempre certeira e incrível, torna a situação no mínimo, curiosa.