Empresa por trás da criptomoeda Luna declara falência enquanto CEO aguarda julgamento

Muitos acreditam que o colapso da Terra (LUNA) tenha sido a primeira peça que causar um grande efeito dominó no mercado de criptomoedas, derrubando outras gigantes como FTX e Three Arrows Capital mais tarde.

A Terraform Labs, empresa responsável pela criação da criptomoeda Terra (LUNA), declarou falência neste domingo (21) nos EUA. Seu fundador e principal acionista, Do Kwon, já estava preso desde março do ano passado após ser pego com documentos falsos pela polícia de Montenegro.

Embora as criptomoedas do ecossistema da LUNA apresentaram uma breve recuperação desde seus colapsos em 2022, o pedido de falência preocupou investidores.

Três criptomoedas operam em queda nesta manhã. Terra (LUNA) e Terra Classic (LUNC) perderam 7,5% e 8,5% de seu valor, respectivamente, nas últimas 24 horas. Já a TerraClassicUSD (USTC) é negociada em baixa de 8% no mesmo período. Em novembro, a USTC chegou a voltar para o top100 do mercado ao valorizar 300% em apenas 4 dias, mas a alta não durou.

Terraform Labs entra com pedido de falência nos EUA

Muitos acreditam que o colapso da Terra (LUNA) tenha sido a primeira peça que causar um grande efeito dominó no mercado de criptomoedas, derrubando outras gigantes como FTX e Three Arrows Capital mais tarde.

Do Kwon, sul-coreano criador da LUNA, chegou a receber uma ‘visita’ de um investidor furioso em seu apartamento. Procurando tanto por autoridades quanto por investidores, Kwon desapareceu. Meses depois foi preso em Montenegro com documentos falsos, podendo ser extraditado para os EUA, onde está sendo processado pela SEC.

Já neste domingo (21), sua empresa, a Terraform Labs, entrou com pedido de falência nos EUA. Segundo documentos, a sede da empresa está em Singapura e possui entre 100 a 199 credores. No total, a Terraform possuiria entre 100 milhões a 500 milhões de dólares tanto em ativos quanto passivos.

“Os fundos estarão disponíveis para distribuição aos credores”, aponta o documento de falência da Terraform Labs visto pelo Livecoins.

Documento de falência da Terraform Labs, empresa responsável pela Terra (LUNA). Fonte: Reprodução.
Documento de falência da Terraform Labs, empresa responsável pela Terra (LUNA). Fonte: Reprodução.

Conforme Do Kwon encontra-se preso em Montenegro, o documento foi assinado por Chris Amani, que atua como CEO da Terraform Labs desde janeiro de 2022. Segundo página do Linkedin, a empresa possui entre 11 a 50 funcionários.

Criptomoedas operam em queda neste início de semana

As desvalorizações das criptomoedas do ecossistema da LUNA podem ter sido acentuadas devido à queda geral do mercado. Afinal, Bitcoin e Ethereum operam em queda de 2,2 e 3,8%, respectivamente, nesta manhã de segunda-feira.

Embora muitos acreditem que a culpa seja dos ETFs, mineradores podem ser os principais culpados por essa pressão vendedora. Investidores “forasteiros”, que aproveitaram toda especulação de 2023, também podem estar por trás desse movimento de baixa no curto prazo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias