Um famoso empresário de criptomoedas dos Estados Unidos, Andrew Chorlian, recebeu acusações de ajudar a manipular o mercado da criptomoeda Hydro (HYDRO), do ecossistema Web3.
A intenção do projeto envolvia atuar com metaverso e jogos com mecanismos NFTs. Contudo, os seus principais criadores podem ter lucrado ao manipular o preço do ativo em corretoras.
Com o caso sob investigação, o empresário Chorlian declarou que a situação piorou para suas plataformas de NFTs, a TESSERA e Escher. Por meio da plataforma, investidores conseguiam comprar centésimos de 1 NFT, por exemplo, o que atraiu investidores que queriam ter parte de um ativo colecionável.
Entenda o caso do empresário acusado de ajudar a manipular o mercado da criptomoeda Hydro
No dia 24 de abril de 2023, o Departamento de Justiça dos EUA publicou uma nota contra dois suspeitos de lucrar 2 milhões de dólares com a manipulação de mercado da HYDRO.
Durante a elucidação do caso, o Tribunal de Miami declarou que dois cidadãos dos EUA e um sul-africano conspiraram para manipular o mercado da HYDRO, criado pela Hydrogen Technology Corporation. Além disso, dois outros indivíduos também foram acusados em documentos separados por seus papéis no esquema, sendo um deles Andrew Chorlian.
A fraude teria ocorrido entre junho de 2018 a abril de 2019. Para convencer pessoas a negociarem a Hydro, os suspeitos usaram um bot de negociação para colocar milhares de ordens que não pretendiam executar, ou “ordens falsificadas”.
As suspeitas de lavagem de negociações indicam que o bot comprava e vendia tokens para si mesmo, utilizando a mesma conta. Com a simulação das negociações, e gerando uma falsa liquidez de mercado, os suspeitos lucraram milhões de dólares com a Hydro, aponta o DOJ.
O dono da TESSERA, uma plataforma de negociações de NFTs concorrente da OpenSea pode pegar até cinco anos de prisão se condenado.
Fim da TESSERA e Escher
Investigado por suspeitas de fraudes contra investidores, não restou a Andrew Chorlian outra ação a não ser a de colocar um fim na sua atual plataforma no mercado de criptomoedas, a TESSERA.
Em nota pública em seu Twitter, praticamente duas semanas após a justiça dos EUA mencionar seu nome, o empresário não comentou sobre as acusações de manipular o preço da criptomoeda Hydro.
De qualquer forma, ele diz apenas que, após muito estudo, tomou a decisão de encerrar suas operações da TESSERA e Escher. Chamou atenção que ao evitar comentar a investigação contra ele, que envolve até o FBI, ele culpou uma difícil situação financeira e empresarial.
“Depois de muita deliberação, tomamos a decisão incrivelmente difícil de encerrar todas as nossas operações TESSERA e Escher durante as próximas semanas. Passamos muito tempo analisando cuidadosamente possíveis cenários de mercado, nossa estrutura empresarial e nossa situação financeira, e decidimos que esta era a melhor escolha para nossa equipe e investidores.”
After a lot of deliberation, we have made the incredibly hard decision to wind down all of our operations @tessera and @escherxyz over the next few weeks.
— andy (@andy8052) May 12, 2023
Sobre o futuro, o empresário deu a entender que poderá compartilhar suas experiências e erros com a comunidade, mas que no momento quer ajudar sua equipe a encontrar trabalho em outras empresas.
Preço da Hydro despencou desde máxima em 2021
No ano de 2021, em que supostamente não havia mais manipulação em seu preço de mercado, o preço da moeda atingiu a máxima de US$ 0,096013 por unidade, no dia 12 de maio.
Vale lembrar que como um projeto da Web3, a HYDRO pode ter se beneficiado do alto interesse em NFTs e metaverso naquele ano.
Contudo, registrando uma queda de 95% desde a máxima, atualmente a Hydro custa apenas US$ 0,00448262. Nas últimas 24 horas, o projeto cai ainda mais 12%, mostrando que não se encontra em um bom momento de mercado.