Empresário da SFO Holding está foragido, aponta pedido na justiça

Processo não teria encontrado homem, que foi convocado via edital para apresentar sua defesa.

Siga no
Empresário Samuel Fradique da SFO Holding
Empresário Samuel Fradique da SFO Holding - Reprodução/Domingo Espetacular

Um processo que corre na justiça paulista tenta localizar Samuel Fradique de Oliveira, empresário da SFO Holding que estaria foragido. Ele tem trinta dias para se manifestar e apresentar defesa no caso.

O empresário de Lorena (SP) seria suspeito de criar uma pirâmide financeira no município. Em maio de 2020, por exemplo, vários investidores da SFO Holding fizeram até fila para tentar reaver os investimentos feitos no negócio.

Com promessas de lucros de 7% ao mês, a SFO Holding afirmava ser uma empresa de investimentos. Desse modo, o negócio prometia fazer negociações com criptomoedas, empréstimos a até construção civil.

Há quase um ano, contudo, investidores seguem sem explicações sobre o sumiço de seu dinheiro.

Justiça aponta que empresário da SFO Holding pode estar foragido e o convoca por edital

Várias pirâmides financeiras nos últimos anos agiram de uma forma semelhante. Muitas utilizaram a imagem do bitcoin, que teve uma grande valorização, para justificar os rendimentos prometidos.

Ao captar o dinheiro de investidores, sem autorização no Brasil, essas empresas fecharam suas portas. Com inúmeros golpes no país, a imagem do Bitcoin e das criptomoedas foram associadas a esquemas fraudulentos de enriquecimento rápido.

E uma empresa que pode ter ajudado a manchar a imagem do Bitcoin é a SFO Holding. De acordo com um processo que corre na justiça do Estado de São Paulo, um investidor teria aportado R$ 20 mil no negócio.

O dinheiro, fruto de uma rescisão trabalhista, era tudo que o homem tinha de patrimônio. Como recebeu a proposta de rendimento de 7% ao mês, acreditou na proposta da SFO Holding e investiu tudo que tinha.

O valor que era necessário para sua sobrevivência, contudo, sumiu com o empresário da empresa. Desde abril de 2020 os pagamentos aos investidores do negócio foram paralisados e Samuel, dono do negócio, não foi mais encontrado.

No processo que corre no TJSP, de acordo com edital de citação publicado no DJSP desta terça-feira (16), ficou determinado que Samuel tem 15 dias para aparecer. Como nenhum endereço do empresário foi encontrado, caso não se manifeste, será considerado revel.

“Encontrando-se o réu em lugar incerto e não sabido, foi determinada a sua CITAÇÃO, por EDITAL, para os atos e termos da ação proposta e para que, no prazo de 15 dias, que fluirá após o decurso do prazo do presente edital, apresente resposta”, trecho de publicação no DJSP

Neste caso, a justiça nomeará um curador para representá-lo no processo de restituição movido por um ex-cliente. O caso corre na Vara Cível de Lorena, cidade onde a SFO Holdings pode ter deixado um prejuízo de mais de R$ 16 milhões.

Leia aqui a Citação do Diário da Justiça contra Samuel Fradique.

Polícia Civil também não encontrou empresário em operação

Vale o destaque que essa não é a primeira vez que o empresário da SFO Holding é citado como foragido. Em outubro de 2020, a Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados à Samuel Fradique.

Contudo, o empresário não foi localizado também pela PCSP. O delegado responsável pela operação chegou a dizer que o homem foi responsável por falir uma cidade inteira com o golpe.

Em junho de 2020, Samuel foi alvo de uma reportagem do Domingo Espetacular, que ouviu várias vítimas da fraude financeira.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Golpistas e criptomoedas deveriam “arrumar um quarto”, diz Elon Musk

Os olhos do criptomercado estão focados no perfil de Elon Musk no Twitter, para muitos o magnata que é fundador e CEO Tesla e...

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Futuro do Ethereum é muito mais incerto que do Bitcoin, diz Antonopoulos

O futuro do Ethereum é uma tela em branco, em comparação com o Bitcoin, disse o especialista veterano, Andreas Antonopoulos, em uma entrevista para...

Michael Burry: Bitcoin é uma bolha especulativa com mais riscos que oportunidades

Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns,...

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...