Empresas em Cuba começam aceitar Bitcoin como pagamento

Cuba sofre embardo pelos Estados Unidos e tem dificuldades para utilizar o Dólar no mercado mundial.

Enquanto o Bitcoin continua crescendo como reserva de valor para muitas pessoas e empresas, negócios em Cuba já entendem que a tecnologia é um meio de pagamento.

O movimento de adoção do Bitcoin na América Latina começou a chamar mais atenção em 2021, após El Salvador colocar a moeda como curso forçado para a população. Assim, quem tem a necessidade de realizar uma transação pode trabalhar com Bitcoin ou Dólar naquele país.

Cuba também aprovou uma medida pelo Banco Central, que entrou em vigor no dia 15 de setembro. Essa resolução entrou em vigor alguns meses após a ilha socialista banir o uso do Dólar, moeda oficial dos Estados Unidos, país que impõe embargos ao governo local.

Negócios em Cuba aceitam Bitcoin como meio de pagamento e adoção já dá sinais promissores

Quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin em 2009, ele criou a primeira moeda a funcionar pela internet em formato descentralizado. Isso significa na prática que nenhum governo ou empresa tem condições de modificar as regras dessa rede sem alterar o consenso criado desde o início.

Como um dinheiro que pertence ao povo, Satoshi deu a soberania para que as pessoas pudessem utilizar um dinheiro mais livre, sendo que na prática essa teoria tem ganhado forma em alguns países que sofrem com grande opressão de governos.

Em Cuba, por exemplo, a população vê o embargo dos Estados Unidos como um problema para o uso do Dólar. Ao mesmo tempo, utilizar o dinheiro emitido pelo governo local também não ajuda muito, visto que ele não tem poder de compra no exterior.

A saída então tem acontecido pela rede Bitcoin, que conecta agora os cubanos que aspiram por liberdade, independente de governos. Essa informação foi compartilhada por um cubano entusiasta do Bitcoin em seu Twitter, mostrando que vários negócios em seu país já aceitam a moeda digital como meio de pagamento.

Em um vídeo divulgado pelo Twitter de Erich J. García Cruz, ele mostra o pagamento de uma conta em um restaurante de Havana, capital de Cuba, com a Lightning Network, rede ligada ao Bitcoin.

De acordo com o site CoinMap, apenas em Havana mais de 10 estabelecimentos já aceitam Bitcoin hoje, mostrando que adoção deste meio de pagamento está apenas começando. Mesmo assim, mostra o interessa da população em manipular essa tecnologia, que pode ser importante para garantir liberdades monetárias para eles.

Vale lembrar que a resolução do Banco Central de Cuba sobre criptomoedas avisa que os riscos das operações entre pessoas deve ser calculado, mas empresas que oferecerem qualquer intermediação com moedas digitais devem obter autorização prévia para funcionar.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias