Ainda que o metaverso de criptomoedas do The Sandbox não tenha sido alvo de um ataque hacker direto contra seu ecossistema, um novo incidente de segurança pode ter colocado muitos usuários do produto em risco.
Isso porque, em uma invasão ao computador de um funcionário do The Sandbox, um hacker conseguiu encontrar credenciais importantes ligadas ao metaverso.
Assim, o criminoso reuniu informações e conseguiu capturar uma lista de e-mail do projeto, o que compromete futuras comunicações. De acordo com comunicado da equipe nesta quinta-feira (2), todos devem redobrar a atenção a partir de agora.
Incidente de segurança no The Sandbox liga alerta para metaverso de criptomoedas
Ganhando força nos últimos anos, os metaversos ganharam destaque mundial com a chegada da Meta (ex-Facebook) neste mercado.
Algumas soluções acabaram chamando atenção pelo seu envolvimento com blockchains e criptomoedas, o que levou o Sandbox a se destacar entre os principais.
Mas nesta quinta, o projeto reforça que um e-mail que alega ser vinculado ao projeto já circula na comunidade, prometendo novidades de forma fraudulenta.
“Recentemente, tomamos conhecimento de que um terceiro não autorizado obteve acesso ao computador de um de nossos funcionários e usou as informações encontradas para enviar um e-mail falsamente alegando ser do The Sandbox. Este aviso é para garantir que você entenda o que aconteceu, quais informações estavam envolvidas e o que estamos fazendo para ajudar a protegê-lo.”
Tudo começou no último domingo (26/2), quando um funcionário teve seu dispositivo invadido. Rapidamente, em posse dos e-mails de clientes, o hacker disparou uma mensagem intitulada “The Sandbox Game (PURELAND) Access”.
O e-mail continha links para sites falsos e download de malwares que davam ao hacker acesso ao computador das vítimas.
Medidas de segurança já acionadas
Após o incidente de segurança, a equipe do Sandbox enviou e-mails para alguns usuários afetados e pediu que eles não abrissem os links maliciosos.
Além disso, formatou o computador do usuário afetado, trocou todas as senhas dele e habilitou a autenticação de dois fatores em seus dispositivos.
O caso aparentemente está controlado, embora a equipe de segurança do projeto ainda monitore possíveis brechas encontradas pelo criminoso.
Vale lembrar que nenhum metaverso, principalmente os ligados a criptomoedas, ainda não foram hackeados. Mesmo assim, uma empresa de segurança ligou o alerta para empresas deste setor, para manterem sua atenção a tentativas de invasões.
Nas últimas 24 horas, o preço da criptomoeda The Sandbox (SAND) cai 2,9% em relação ao Dólar, cotada em US$ 0,68. Desde a alta histórica em novembro de 2021, quando chegou a US$ 8,4, a moeda já despencou 91%.