Escola Superior de Guerra no Brasil terá palestra sobre blockchain

Militares e civis do Ministério da Defesa aprenderão mais sobre essa tecnologia.

Siga no
Soldados do Exército do Brasil Ministério da Defesa Guerra escola
Ensaio para o Dia do Soldado/ Fotos: Jorge Cardoso - Ministério da Defesa

Os servidores civis e militares do Ministério da Defesa terão uma palestra sobre blockchain, promovida pela Escola Superior de Guerra (ESG). Este evento faz parte de um ciclo de cursos promovidos para aprofundar os conhecimentos de áreas consideradas novas para a área de segurança.

De fato, o evento começou ainda em julho, com uma palestra do jornalista Alexandre Garcia. O projeto que conversa com os militares se chama “Expandindo os Caminhos da Defesa”.

Vale notar que recentemente a Marinha do Brasil recebeu um treinamento de segurança que também abordou o assunto blockchain.

Escola Superior de Guerra no Brasil oferece palestra sobre blockchain para militares

A palestra sobre blockchain promovida pela ESG será ofertada no próximo dia 18 de agosto. O palestrante será o Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Zuffo.

Já o tema do evento é um que ocupa os militares brasileiros e até os diplomatas do país. Isso porque, Zuffo falará sobre “5G e Tecnologias Portadoras de Futuro: Riscos e Oportunidades”.

“O especialista apresentará um panorama dos últimos desdobramentos da tecnologia 5G no mundo e seu relacionamento com outras tecnologias portadoras de futuro, como IA, BlockChain e 4.0. Ao mesmo tempo, abordará riscos e oportunidades, bem como recomendações de ações no contexto local, regional e global do Brasil.”

Palestra com Marcelo Zuffo da USP para Ministério da Defesa
Palestra com Marcelo Zuffo da USP para Ministério da Defesa/Reprodução

No caso da tecnologia 5G, há uma disputa de empresas para oferecer o serviço ao Brasil, principalmente de países como China e os Estados Unidos. Mesmo assim, o caso é considerado pelo Ministério de Defesa brasileiro como um tema sensível e que merece ser melhor explanado aos militares.

Civis do ministério também poderão participar deste evento, que estará aberto apenas para convidados, em local ainda a definir.

Com a intenção de aprimorar os debates de defesa, “oficiais-generais da ativa e da reserva, oficiais superiores da ativa, servidores civis assemelhados a oficias-generais e demais convidados terão a oportunidade de tratar temas de interesse da Defesa, à luz da conjuntura nacional e internacional“.

As palestras para os membros da Defesa brasileira vão até o mês de novembro e contarão com diversos temas ainda.

Tecnologia blockchain cada vez mais reconhecida no setor militar brasileiro

Vale notar que a tecnologia blockchain tem sido associada a confiança dos dados e privacidade destes. No Brasil, ela é reconhecida como uma inovação legal desde 2020, quando o Governo Federal publicou o decreto das Estratégias do Governo Digital.

No último ano, alguns militares da Marinha fizeram até um curso para aprender a investir em Bitcoin com segurança, pioneiro no país no setor.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias