No município de Petrópolis, o clima de natal está sendo especial com o Espaço Claro Metaverso, iniciativa pioneira no país por uma operadora de telefonia.
Essa iniciativa destaca uma experiência que tem crescido no interesse das pessoas sobre o novo mercado de metaverso, envolvendo óculos de realidade aumentada, entre outros itens mais que podem compor o traje.
Estudos já permitem que interações com luvas em metaverso sejam sentidas fisicamente por pessoas, ou seja, há muito campo a ser explorado no setor para os próximos anos e que deverá moldar novas experiências digitais e físicas.
Vale lembrar que Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, é conhecida como a cidade imperial, com um museu que demonstra o mobiliário utilizado por Dom Pedro II, entre outros itens que marcam a época em que o Brasil tinha como regime político a monarquia.
Espaço Claro Metaverso permite novas experiências em Petrópolis
Mesmo em locais em que a cultura tradicional e história antiga são a marca registrada, a tecnologia chega para permitir novas experiências aos interessados.
Isso é o que acontece em Petrópolis neste final de 2021, com o chamado Natal Imperial. Feito em parceria com a operadora Claro, este natal viu chegar um espaço metaverso para os visitantes, dentro da Prefeitura de Petrópolis.
O local fica ao lado da Casa do Papai Noel e permite que, com uso de um óculos de realidade virtual, “estar em um edifício futurista e customizado de dois andares, exposições de galerias virtuais, com vídeos institucionais da operada e playlists especiais do Claro música“.
A Claro é a primeira operadora no Brasil a oferecer uma experiência em metaverso, ambiente que estará disponível para visitas até 9 de janeiro de 2022. Presente no local na última semana, a gerente comercial da Claro Michele Nemer destacou o toque tecnológico no natal imperial.
“O Espaço Claro Metaverso chega para deixar o Natal Imperial 2021 ainda mais especial. É o nosso toque tecnológico na tradicional celebração natalina”.
Já o governo interino de Petrópolis disse que a cidade tem uma vocação tecnológica enorme e fica feliz por sediar essa iniciativa.
“Petrópolis é uma cidade com uma vocação tecnológica enorme. Ficamos muito felizes em trazer uma novidade como essa para o nosso Natal Imperial 2021”
Centenas de NFTs estão sendo distribuídos gratuitamente aos visitantes
Ao visitar o local, as pessoas poderão ainda ganhar um NFT da Claro, que está sendo disponibilizado de forma gratuita. Essa arte digital permite que ao fazer a leitura de um simples código-qr, usuários ganhem uma imagem que pode ser negociada no mercado por criptomoedas.
Quem explicou isso foi Fábio Pinto, gerente comercial da Metaverso Agency, parceira do evento, e que destacou os NFTs como um dos pontos mais importantes do stand de metaverso.
“Podemos dizer que o NFT é uma obra de arte no mundo virtual. A pessoa pode guardar esse material com ela ou colocar no mercado para a venda. Através do metaverso, a gente consegue trocar as criptomoedas da venda em dinheiro real”.
Até o dia 9 de janeiro muitas atrações ainda acontecem em Petrópolis, devendo atrair pessoas interessadas em conhecer essa ferramenta e curtir o natal imperial.