Especialista da IEEE acredita que blockchain será vital para combater crimes digitais

Bancos brasileiros poderiam se beneficiar de soluções de proteção com blockchain.

Um especialista do IEEE acredita que a tecnologia blockchain será vital no combate aos crimes digitais pelo mundo. Além disso, a inteligência artificial também terá uma importância no setor, que hoje é um desafio para muitas empresas.

Não são apenas empresas estão na mira dos criminosos virtuais, visto que órgãos governamentais são cada vez mais alvos.

Pessoas físicas também seguem sendo atacadas, mostrando uma clara tendência de golpes pela internet contra vários atores.

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países.

Especialista da IEEE acredita na blockchain como método de combate aos crimes digitais

A tecnologia blockchain surgiu nos últimos anos como um protocolo base do bitcoin, moeda digital que permite transferência de dinheiro pela internet.

Contudo, muitos estudiosos da tecnologia acreditam que seu potencial não está restrito a ser apenas a base de um sistema monetário.

Nesse cenário, o uso da blockchain cresceu em todo o mundo como um protocolo de confiança, que ganha cada vez mais notoriedade neste sentido.

E para Raul Colcher, membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a tecnologia blockchain e inteligência artificial podem fornecer novas camadas de segurança para usuários da internet no futuro, disse em nota ao Livecoins.

“A maioria dos desenvolvimentos atuais relevantes para a segurança cibernética para fins comerciais são incrementais e não disruptivos.”

Além da blockchain e IA, o especialista do IEEE acredita que em breve várias soluções quânticas também serão vistas no combate a crimes digitais. Na visão de Raul, contudo, os maiores avanços estão em países como EUA, China, Alemanha, Japão e Israel.

“Os estágios de desenvolvimento que têm sido relatados em centros avançados em países como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Israel parecem indicar que tais tecnologias podem, de fato, estar disponíveis dentro de um horizonte de cinco anos, pelo menos em suas formas pioneiras.”

Bancos brasileiros são ligados em problemas e investem pesado em segurança digital

Para Raul, especialista do IEEE, o aumento de invasões e crimes digitais aumentou a consciência de gestores públicos e privados sobre a importância de se investir no setor.

Como destaque, Colcher lembrou do caso dos bancos brasileiros, que já investem pesado na proteção digital dos seus sistemas.

“A rede bancária investe pesado para proteger os ativos e informações de seus clientes, que são constantemente alvos de golpes, hackers e outras ameaças.”

O uso da blockchain por bancos certamente cresceu nos últimos anos, sendo possibilidades de utilizar essa também na defesa cibernética uma opção a mais.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias