Um relatório da International Data Corporation (IDC) prevê um enorme crescimento nos gastos com blockchain em 2019. O estudo mostra que um total de cerca de US $ 2,9 bilhões serão investidos na indústria em 2019.
Os números de 2018 mostram que cerca de US $ 1,5 bilhão foram gastos em soluções blockchain. Isso significa que os gastos em 2019 terão um aumento de 88%, e esse crescimento anual provavelmente continuará, com gastos na tecnologia blockchain de US $ 12,4 bilhões previsto para 2022.
O relatório da IDC prevê que o setor financeiro liderará a indústria, investindo cerca de US $ 1,1 bilhão na tecnologia blockchain em 2019. O setor de manufatura também será uma área de grande crescimento.
De acordo com Jessica Goepfert, da Customer Insights & Analysis, “os casos de uso que compõem a blockchain estão se desenvolvendo tão rapidamente quanto as tecnologias que o permitem. Embora os gastos para casos de uso mais desenvolvidos no setor financeiro, como trade e pagamentos internacionais, ainda sejam saudáveis e crescendo forte, em relação a seis meses atrás, vimos uma aceleração nos gastos em várias outras áreas. Continuamos monitorando e medindo esses desenvolvimentos regularmente e somos inspirados por as várias formas de inovação que a blockchain oferece”.
O IDC informou que cerca de 552 milhões de dólares devem ser gastos por instituições bancárias para vários projetos, como sistemas de pagamento, custódia e rastreamento de ativos.
Existem cerca de 200 bancos e instituições financeiras que já usam ou se preparam para usar a tecnologia blockchain. Alguns desses bancos incluem o Bank of America, England, e China, o Commonwealth Bank Of Australia, o Deutsche Börse, o JPMorgan, o Reserve Bank of India, o Royal Bank of Scotland, o Santander e o UBS. Exemplos de instituições são a Accenture, a American Express, a IBM, a Infosys, a Mastercard, a MoneyGram, a Omni, a SBI Holdings, a Western Union, entre muitas outras.
O diretor de pesquisa da Blockchain Strategies Worldwide, James Webster, disse que a tecnologia blockchain atingiu um ponto de inflexão onde as implementações estão se movendo rapidamente para além da fase piloto e de prova de conceito.
Investimentos pesados na indústria de blockchain continuarão a abrir caminho para mais inovação e adoção.
Segundo o relatório, os Estados Unidos verão a maior quantia de dinheiro sendo gasta em blockchain no ano de 2019. O relatório afirma que os EUA gastarão aproximadamente US $ 1,1 bilhão este ano, seguido pela Europa Ocidental (US $ 674 milhões) e China (US $ 319 milhões).
2019 pode muito bem ser o ano catalisador para a tecnologia blockchain que a transformaria de uma palavra da moda em uma das mais procuradas tecnologias emergentes por empresas em todo o mundo.