ETFs anulam todo propósito de ter Bitcoin, diz Peter Schiff

Lendário investidor do ouro que previu a crise de 2008 argumentou que a "pirâmide do bitcoin" vai colapsar em breve, e os ETFs devem ajudar no processo. Entenda.

Se mostrando um entendedor dos fundamentos do Bitcoin, Peter Schiff criticou os investidores que preferem comprar ETFs dos que mantém a autocustódia da moeda digital.

Em publicação no Twitter/X na última terça-feira (6), o lendário investidor que previu a crise de 2008 declarou que quem compra bitcoin via ETFs só quer lucros.

Além disso, o propósito real para o qual a moeda digital se originou é totalmente perdido com os produtos financeiros listados em bolsas de valores.

Isso porque, além da perda de propósito, de descentralização, o bitcoin passa a ser altamente confiscável e deixa de ter uso como moeda. Utilizando um lema conhecido da comunidade, ele ainda declarou que “não são suas chaves, não são suas moedas”.

“Possuir Bitcoin em ETFs anula todo o propósito de possuí-lo em primeiro lugar. Não é mais descentralizado, não é peer-to-peer, é facilmente apreendido pelas autoridades, não pode ser usado como moeda para pagamentos ou transferido entre fronteiras. Não são suas chaves, nem suas moedas.”

Crítico do Bitcoin acredita que com os ETFs a moeda perde valor, e deve “colapsar em breve”

Para melhorar a sua posição sobre os ETFs de Bitcoin, Peter Schiff ainda declarou que sua publicação tinha a intenção de elucidar o novo momento do mercado. Ou seja, só está comprando produtos ligados ao bitcoin pessoas que não possuem interesse na tecnologia ou em seu potencial financeiro.

No longo prazo, esses novos investidores devem sair de suas posições de lucro, e não valorizam o bitcoin da forma como ele foi criado por Satoshi Nakamoto.

Por fim, sem deixar de dar uma alfinetada na comunidade Bitcoin, Schiff voltou a chamar o Bitcoin de esquema de pirâmide, que vai colapsar em breve, muito disso por culpa dos novos ETFs nas bolsas mundiais.

“O principal objetivo desta postagem é destacar que as compras marginais agora vêm de pessoas que não valorizam o Bitcoin como deveria ser. Esses compradores se preocupam apenas com o preço. O objetivo é sacar com lucros. Isto mostra que o esquema de pirâmide entrará em colapso em breve.”

ETFs de criptomoedas têm vantagens e desvantagens claras

Os ETFs de criptomoedas oferecem vantagens como a praticidade e segurança, permitindo aos investidores diversificar sua exposição a várias criptomoedas sem a necessidade de gerenciar diretamente os ativos digitais.

Regulamentados por autoridades financeiras, esses fundos buscar proporcionar proteção e transparência, atraindo investidores que preferem um ambiente mais regulamentado.

Por outro lado, os ETFs de criptomoedas têm desvantagens, incluindo a volatilidade e os riscos do mercado de criptomoedas, como flutuações bruscas de preços e problemas de liquidez. Além disso, as taxas de administração podem ser elevadas e limitar a flexibilidade dos investidores em comparação com a negociação direta de criptomoedas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias