Nos últimos dias os participantes de grupos de criptomoedas têm perguntado se a atualização de uma certa criptomoeda fará a alta do Bitcoin ser uma “fichinha”. Essa “misteriosa” cripto é o Ethereum, que está prestes a ganhar uma importante atualização no dia 4 de agosto.
A atualização conhecida como London será um grande passo para outra atualização da rede, e muitos especuladores acreditam que será o catalizador de uma nova grande alta.
O Ethereum é sem dúvidas uma das altcoins que mais faz sucesso dentro do criptomercado, o que pode ser notado com a sua valorização desde o começo de 2021, acompanhando a última alta histórica do Bitcoin.
Entre janeiro de 2021 e maio do mesmo ano, o Ethereum alcançou o seu valor máximo, com uma valorização igualmente surpreendente ao do Bitcoin.
Assim como o resto do criptomercado, o Ethereum teve uma correção de cerca de 50% em seu valor.
Mas nas últimas semanas tentando criar suportes mais altos enquanto rompe resistências. Com isso em mente, é importante olhar para os fundamentais da moeda para tentar determinar o que pode ou não acontecer.
A criptomoeda que pode valorizar a partir de 4 de agosto
A atualizam do Ethereum 2.0 é um momento muito importante para a rede e muito aguardado. Diferente de outras atualizações, ela está acontecendo por fases que são espaçadas entre vários meses. A mais nova fase, o London Hard Fork, será ativado no dia 4 de agosto no bloco 12.965.000 com uma série de EIPs (Ethereum Improvement Proposals).
De forma coletiva, os EIPs foram desenhados para melhorar a rede como um todo, mas principalmente a atualização de um sistema PoW (Proof of Work) para PoS (Proof of Stake), tornando o ecossistema mais eficiente na sua questão energética. A atualização, conhecida como Ethereum 2.0
Entre os EIPs, o que está chamando mais atenção por parte dos especuladores é o EIP 1559. Essa melhoria determina que 70% das taxas de transação na rede Ethereum serão “queimados”, o que quer dizer que essa parte do suprimento será removida de circulação. Os outros 30% serão entregues para os que realizam staking da criptomoeda.
Isso quer dizer que o Ethereum terá uma diminuição considerável do suprimento, tal como acontece quando o Bitcoin tem halving, mas tendo um efeito, possivelmente 3x maior.
Halving-Triplo do Ethereum a partir do dia 4 de agosto
Com essa importante mudança na rede Ethereum criou-se o conceito de “Halving-Triplo” do Ethereum, com muitos acreditando que a criptomoeda terá um efeito similar ao do halving do Bitcoin, mas com a possibilidade de ser três vezes mais forte, tornando a moeda um ativo deflacionário.
“Após a atualização a pressão de venda do Ethereum vai cair em 90%. Para que a pressão de venda do BTC caia tanto assim, é preciso de 3 halvings.
Eu repito: ETH vai passar pelo equivalente a três eventos de halving nos próximos 12 meses.”
Esse sentimento entre a comunidade está cada vez mais comum, com os investidores acreditando na possibilidade do Ethereum ter uma valorização recorde, superando as outras subidas que ele teve durante todo o seu histórico. Caso a empolgação se confirme, o Ethereum pode sim fazer com que a alta do Bitcoin pareça brincadeira.
Com a atualização programada para 4 de agosto e com os efeitos de um halving assim sendo sentidos alguns meses depois, só nos resta aguardar para saber o que realmente está aguardando o Ethereum.
Vale lembrar que é muito difícil saber o que vai acontecer no criptomercado, é um setor volátil e muitas vezes cheios de surpresa. Com isso, é importante fazer sempre sua própria pesquisa e não se deixar levar por grandes promessas. Invista com inteligência!