EUA divulgam dados mensais de inflação, pressionando Bitcoin

Os EUA divulgaram os dados de inflação referentes a março na manhã desta quarta-feira (10), mais uma vez apresentando números acima do esperado. Como consequência o Bitcoin caiu 2% em instantes e está sendo negociado a US$ 67.600.

O relatório também pressionou metais preciosos como ouro e prata, bem como ações de empresas americanas que também operam em queda na pré-abertura do mercado.

Isso porque o Fed pode manter a taxa de juros na porcentagem atual, ao invés de realizar cortes, para controlar a inflação. Sendo assim, a economia geral continuaria pressionada com menos dinheiro em circulação.

Dados de inflação dos EUA vêm acima do esperado novamente

Mesmo com a taxa de juros mais alta dos últimos 24 anos, o Banco Central americano está tendo dificuldades em atingir a meta de inflação de 2% ao ano. Segundo dados publicados nesta quarta-feira (10), a inflação veio novamente acima do esperado.

“O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA para todos os itens subiu 0,4% em março; habitação e combustível aumentaram.”

Como destacado pelo próprio BLS, agência similar ao IBGE do Brasil, os números foram pressionados pela alta dos combustíveis (+1,5% em março) mas também por serviços de transporte (+1,5% em março) e pelo custo da eletricidade (+0,9% em março).

No ano, a inflação americana fica na casa dos 3,5%. Para Robert Kiyosaki, autor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, isso significa que as pessoas deveriam investir em ouro, prata e Bitcoin, restabelecendo o controle de suas vidas financeiras.

Bitcoin e outros mercados em queda após EUA divulgarem dados da inflação

Tanto o ouro quanto o Bitcoin são ativos escassos e tratados como proteção à inflação. No entanto, ambos operam em queda nesta manhã de quarta-feira, apresentando um pico de volume no mesmo horário em que os EUA divulgaram os dados acima.

Bitcoin em queda após divulgação dos dados de inflação dos EUA. TradingView.
Bitcoin em queda após divulgação dos dados de inflação dos EUA. TradingView.
Ouro em queda após divulgação dos dados de inflação dos EUA. TradingView.
Ouro em queda após divulgação dos dados de inflação dos EUA. TradingView.

Ações de empresas americanas também foram afetadas por esses dados. Ainda na pré-abertura do mercado, Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 caem entre 1,1 a 1,35% nesta manhã.

Bolsas americanas em queda no pré-mercado após divulgação dos dados de inflação dos EUA. Fonte: CNN.
Bolsas americanas em queda no pré-mercado após divulgação dos dados de inflação dos EUA. Fonte: CNN.

O motivo dessas quedas está relacionado à política monetária do Banco Central dos EUA, o Federal Reserve. Com a inflação acima do esperado, o Fed deverá manter a taxa de juros elevada, sufocando a economia para controlar o poder de compra do dólar.

Na contramão dessas quedas estão os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, que subiram 3,2% em poucos minutos, sendo uma alternativa de investimento considerada mais segura pelo mercado.

Rendimentos dos títulos do Tesouro americano em alta após divulgação dos dados de inflação. TradingView.
Rendimentos dos títulos do Tesouro americano em alta após divulgação dos dados de inflação. TradingView.

Por fim, os grandes entusiastas do Bitcoin acreditam que essa falta de controle do Fed sobre a economia americana é uma das maiores narrativas para a alta no longo prazo. Afinal, os EUA devem continuar imprimindo dólares infinitamente, assim como outros países, enquanto o Bitcoin se limita às suas 21 milhões de unidades.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias