O cofundador e executivo da Ripple, empresa conhecida por desenvolver a criptomoeda XRP, declarou que as políticas da comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra o mercado estão chegando ao fim. O desabafo de Chris Larsen ocorreu após uma entrevista sobre o assunto à Bloomberg.
As críticas ao regulador do mercado de capitais dos EUA, similar a CVM no Brasil, ocorrem após a Ripple se livrar de um processo junto ao órgão. Em julho de 2023, a XRP disparou 30% após a Ripple vencer o processo contra a SEC.
Além disso, Chris está aproveitando para criticar a gestão de Joe Biden em relação ao mercado de criptomoedas. De acordo com o executivo, o presidente dos Estados Unidos está perseguindo o mercado e eliminando seu potencial de inovação.
Um dos exemplos citados por Larsen envolve a cidade de São Francisco, que estava prestes a se tornar um hub de inovação em blockchain, mas após a caça do governo recuou em seu processo.
SEC estava fazendo política para o mercado de criptomoedas sem base legal, acusa executivo da Ripple
A Ripple é uma empresa de tecnologia financeira que aposta em soluções centralizadas para modernizar o mercado global, apoiando bancos e bancos centrais. Além disso, utiliza seu token XRP como uma blockchain para trabalhar com remessas internacionais.
Contudo, a guerra contra a SEC atrapalhou seus negócios, que agora começam a se recuperar após o alívio em julho de 2023. Ainda com sede em São Francisco (Califórnia), a Ripple acredita que os EUA perderam o controle do mercado de criptomoedas, por forçar este a migrar para outros países.
Em entrevista na Bloomberg Television, Chris Larsen declarou que o governo dos EUA adotou uma política hostil e encomendou repressões regulatórias. Devido a tudo isso, Londres, Cingapura e Dubai se transformaram em novas capitais do mercado.
Na última quarta-feira (6), Larsen desabafou via X (antigo Twitter), declarando que espera o ver o fim das políticas da SEC contra o mercado de criptomoedas. Em sua visão, o Congresso dos EUA que deve criar regras legais, não o órgão comandado por Gary Gensler.
“Espero sinceramente que estejamos vendo o início do fim da política de regulação por meio da aplicação da SEC. Os tribunais estão rejeitando-o e agora é hora do Congresso assumir a liderança na política cripto.”
I sincerely hope we’re seeing the beginning of the end of the SEC’s policy of regulation by enforcement. The Courts are rejecting it, and now it’s time for Congress to take the lead on crypto policy.
Thanks @EdLudlow @technology for the chat! https://t.co/3gZOR4lq5J
— Chris Larsen (@chrislarsensf) September 6, 2023
XRP não conseguiu sustentar alta após caso SEC
Curiosamente, a criptomoeda XRP valorizou tremendamente em julho, alcançando uma cotação unitária de US$ 0,84, a maior desde 2022. Contudo, nesta quinta-feira (7/9), cada XRP voltou para US$ 0,49, mostrando que a cotação em alta não se sustentou por muito tempo.
De qualquer forma, a comunidade interessada no projeto segue acompanhando os desdobramentos do processo contra a SEC. Isso porque, nos últimos dias, a SEC tentou recorrer da decisão que entende que o XRP não é um valor mobiliário.