O Facebook está correndo atrás do lançamento de sua própria criptomoeda, inclusive contratando pessoas de vários setores para isso. Os mais novos funcionários são dois lobistas, que terão a função de ajudar a lançar a Libra, criptomoeda do Facebook.
Por lobista entende-se como o profissional que possui a função de influenciar nas decisões do poder público. Essa influência, conhecida também como lóbi, pode ser velada ou ostensiva, com foco em agentes legislativos.
Faz sentido a empresa reforçar esse setor, uma vez que vários países estão com medo do lançamento desta criptomoeda. A Libra será lançada em 2020, já tendo sua rede de testes disponível ao público.
Lobistas terão função de viabilizar, pela lei, lançamento da criptomoeda do Facebook, Libra
De acordo com a Bloomberg, o Facebook está se preparando contra o pior cenário para sua criptomoeda: a regulamentação. Com isso, a empresa reforçou o setor de lóbi, visando influenciar reguladores que possam vir a intervir no projeto Libra.
Um dos contratados é William Hollier, que já trabalhou para o senador americano Mike Crapo. Hollier certamente é um lobista conhecido nos EUA, tendo como clientes como a Microsoft, por exemplo.
O outro lobista profissional contratado é Michael Williams, este que pertence ao Williams Group. De fato a empresa já conta com mais empresas ajudando a viabilizar o projeto Libra, sendo estes últimos um reforço no setor.
Cabe o destaque que o Facebook está com medo do projeto ter problemas, principalmente após um “susto” no Congresso Americano. Isso porque em julho os congressistas se reuniram, surgindo ideias que se implementadas pode matar a Libra.
Banco Central da Suíça preocupado com lançamento da Libra
De acordo com o portal SWI, o Banco Central Suíço está cauteloso com o impacto que a Libra pode causar. A explicação seria porque o banco teme que a criptomoeda do Facebook entre em conflito direto com ele.
O medo do banco é devido as stablecoins serem lastreadas em moedas fiat. Com isso, o presidente do SNB afirmou que estas possuem mais chances de sucesso como meio de pagamentos. O presidente do banco disse ainda que “Enquanto os preços, salários e empréstimos forem fixados em francos suíços, o SNB poderá influenciar incentivos para poupadores e tomadores de empréstimos por meio de sua política monetária e, assim, garantir a estabilidade de preços no médio prazo”.
“No entanto, se as moedas estáveis atreladas a moedas estrangeiras se estabelecerem na Suíça, a eficácia de nossa política monetária poderá ser prejudicada.”
Finalmente, o medo da Libra tem colocado os legisladores em estado de extrema atenção. Para isso, o Facebook terá sua equipe de lobistas, entretanto, ao que parece a briga está só no início.