Uma faculdade da China alertou para o uso do antivírus Norton 360, que faz mineração de criptomoedas, atividade proibida no país. A China se tornou um exemplo de censura contra o mercado de criptomoedas em 2021, banindo de seu território empresas do setor.
Desras, aquelas que realizavam a mineração de Bitcoin e outras criptomoedas tiveram que fugir com seus equipamentos.
Essa medida autoritária se tornou realidade após o Partido Comunista da China fazer uma série de alertas a esse mercado. A situação se intensificou em 2021 pela popularidade das criptomoedas entre investidores.
Com mais de 10 proibições ao Bitcoin em sua história, a China agora começa a monitorar softwares que envolvem a tecnologia e estão em uso no país.
Faculdade da China pede que alunos e professores tomem cuidado com o Norton, que permite a mineração de criptomoedas
Nos últimos dias, uma faculdade da China emitiu um alerta de risco contra o Norton 360. A faculdade pública de Xia Da, na província de Fujian, alertou seus alunos e professores para o uso do antivírus.
O Norton adicionou o suporte a mineração de Ethereum em seu sistema em 2021, que pode ser acessada por clientes do produto.
“Lembrete de risco sobre a função de mineração do software antivírus Norton 360: Em 3 de junho de 2021, a NortonLifeLock Inc. adicionou a função de mineração de criptomoeda Ethereum “Norton Crypto” ao seu software antivírus Norton 360. Essa função contraria a retificação abrangente do país das atividades de “mineração” de moeda virtual e apresenta alguns riscos de segurança. Professores e alunos são aconselhados a usar o software antivírus Norton 360 com cautela.”
Como a China baniu todas as atividades de mineração de criptomoedas, o uso do Norton 360 poderia colocar em risco usuários da aplicação no país. Determinações do governo local quando descumpridas podem acarretar em penas severas.
Vale o destaque que, apesar do alerta da faculdade local, o Norton ainda não é considerado ilegal pelo governo chinês, que já baniu de sua população o acesso a vários sites como Google, Wikipedia, Twitter, entre outros mais.
A faculdade deixou claro ainda que não permite a mineração no seu ambiente, em linha com a determinação do governo.
Esse alerta chega dias após usuários afirmarem que seus computadores com Norton instalados estão minerando criptomoedas sem permissão. Ou seja, se alguém que usa esse antivírus na China for pego, mesmo que não saiba que está minerando, corre riscos por estar descumprindo a rígida lei local.
Norton diz que mineração é opcional
A empresa disse ao Livecoins que a mineração de criptomoedas no software é opcional. Ou seja, não é ativada sem consentimento dos usuários.
Olá, gostariamos de ter certeza de que você está informado de que este é apenas um recurso opcional. Não é efetuada nenhuma ativação sem a permissão do usuário. Encontre por favor o nosso artigo de ajuda e informe-nos se tiver mais perguntas. Obrigado.https://t.co/PZH9EKVKoc
— Norton Support (@NortonSupport) January 14, 2022