Christian Fanini, fundador da Fanini Invest se dizia um grande investidor com sete anos de experiência e prometia de 30 a 40% ao mês de rendimentos (Reprodução)
A Fanini Invest pode ser a nova pirâmide financeira que caiu após captar R$ 180 milhões de investidores brasileiros que acreditavam aportar em uma empresa séria e segura, que ofertava 30% de rendimentos ao mês afirmando que operava criptomoedas, ações na bolsa e contratos de Dólar.
Nas redes sociais, investidores já alertavam contra o golpe com sede em Atibaia (SP) e Curitiba (PR) há alguns meses. Em conversas de vítimas, ficava claro que a empresa prometia o rendimento entre 0 e 2% ao dia, o que convenceu muitas pessoas.
Apesar da forma promessa de enriquecimento rápido, a empresa fundada por Christian Fanini só aceitava novos clientes mediante indicações. Ou seja, não era um sistema aberto ao público.
Processos na justiça consultados pela reportagem indicam que a Fanini Invest segue cobrada pela devolução de valores, alguns que ultrapassa meio milhão de reais.
Apesar de gerenciar suas operações de Atibaia, famosa cidade do interior paulista, o endereço da Fanini Investimentos constava em Curitiba, conforme mostra o CNPJ do negócio.
Chama atenção que a empresa não tinha nenhum registro em órgãos de investimentos no Brasil, que liberava seu negócio a operar dinheiro de clientes. Além de criptomoedas, a empresa suspeita de operar uma grande fraude também operava no mercado de valores mobiliários sem o registro junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Em busca de passar credibilidade aos investidores, a empresa chegou a inventar um mal feito Certificado Nacional de Honra ao Mérito do Centro Nacional de Denúncia e Anticorrupção. Datado de março de 2025, contudo, o falso documento apresentado aos clientes apresenta um órgão público ou privado inexistente no Brasil.
O Livecoins obteve acesso ainda a uma tabela de valores investidos por clientes e quais as rentabilidades fixas associadas. Ao que tudo indica, as promessas de lucro chegavam a 2% ao dia, para quem investisse mais de R$ 100 mil.
Em um vídeo de natal em 2024, Christian Fanini chegou a alegar que o fechamento do dia foi de 2%, em busca de passar uma imagem de sucesso e grandes oportunidades.
A Fanini Investimentos já ganhou uma investigação pela Polícia Civil de São Paulo pela oferta irregular de produtos e serviços financeiros. Um delegado local destacou em programa de televisão nacional que a empresa possivelmente praticou estelionato contra seus clientes.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa ou seus responsáveis, mas o espaço permanece disponível para comentários.
No domingo (29), a empresa suspeita ganhou um destaque especial no programa Domingo Espetacular da Record.
Comentários