Do Kwon, criador da Terra
O polêmico criador da Terra (LUNA), Do Kwon, desejou boa sorte ao CEO da FTX, Sam Bankman-Fried (SBF), que passa por um problema de insolvência em sua corretora.
Ambos são donos de projetos que colapsaram no mercado de criptomoedas em 2022, sendo o primeiro a LUNA, em maio.
A FTX começou a ruir neste início de novembro, sendo talvez um dos maiores colapsos que o mercado passa. A situação levou o bitcoin a desvalorizar 15%, queda provocada pelo fim dos projetos que estavam alavancados em Bitcoin.
Quando o ecossistema de criptomoedas da Terra caiu, as moedas UST e LUNA foram alguns dos projetos que morreram, deixando um rastro de prejuízo global.
Na ocasião, o CEO da FTX comentou o caso, comparando a LUNA com o fiasco da Theranos, uma empresa do setor médico dos EUA que atraiu atenção e se mostrava como promissora, mas seus produtos eram de fachada e tudo acabou quando a farsa foi descoberta.
Meses após comparar a LUNA com a Theranos, é a vez de SBF ser comparado com a empresa fraudulenta, com o CryptoKaleo dizendo que todos os pontos levantados pelo CEO da FTX no passado agora se aplicam a ele.
Ao ver as antigas críticas sofridas, Do Kwon disse que deseja o bem para SBF, apesar das críticas que recebeu. Foragido, o criador da Terra mantém atento aos movimentos do mercado.
Vale o destaque que, após o fim da FTX ser percebido pelo mercado de criptomoedas, SBF começou a apagar antigos tweets que fez. Um dos apagados foi sobre a “FTX estar saudável”, na última segunda-feira (7).
As falências de executivos do mercado de criptomoedas já acumulam perdas de bilhões de dólares. De acordo com um levantamento realizado pelo CoinGecko, apresentado pelo COO Bobby Ong, mais de 70 bilhões de dólares viraram pó graças a Do Kwon, SBF, Su Zhu e outros mais.
Ao ver a situação delicada do setor, muitos reclamaram de ter prejuízos associados a queda dos grandes projetos.
Contudo, outros já zombam da situação e fazem memes comparando os participantes do “hall dos prejuízos”.
Outros usuários já cogitam o lançamento de um filme para narrar a situação, chamando famosos atores para os papéis dos ex-magnatas.
Ainda não está claro qual será o fim da situação da FTX, mas muitos clientes seguem preocupados com a falta de saques da plataforma.
Comentários