As criptomoedas seguem ganhando espaço pelo mundo e poderão agora ser doações para a Fundação Mozilla, que desenvolve o famoso navegador Firefox.
Esse navegador é um dos mais utilizados pelo mundo, concorrendo com o Edge, Chrome, Opera, Safari e Brave, este último ligado totalmente ao mercado de criptomoedas.
Com uma grande concorrência no mercado, esse software tenta se manter competitivo e fiel ao lema do “rápido, privativo e gratuito”, além de defender uma internet aberta e acessível a todos.
Fundação Mozilla anuncia que está aceitando criptomoedas como doação
Um anúncio chamou a atenção da comunidade mundial da internet no último dia do ano, que foi a da Fundação Mozilla agora aceitar doações em criptomoedas. Para isso, foi feita uma parceria com a BitPay, empresa que irá processar a doação em milhares de criptomoedas para quem quiser ajudar a melhorar o Firefox.
“Mexe em Dogecoin? HODLing algum Bitcoin e Ethereum? Estamos usando BitPay para aceitar doações em criptomoedas.”
Dabble in @dogecoin? HODLing some #Bitcoin & #Ethereum?
We’re using @BitPay to accept donations in #cryptocurrency https://t.co/EOsLD1Z88O
— Mozilla (@mozilla) December 31, 2021
Ao acessar o site da Mozilla ainda não é possível encontrar a opção de doações em Bitcoin diretamente, o que deverá ser implementada em breve.
Essa chamada para doações da Mozilla acontece em um fechamento de ano ruim para o negócio, com milhões de usuários deixando de usar o serviço. Segundo dados do statcounter, 3,91% dos usuários de internet estão no Firefox, que é o quarto maior em número de usuários, perdendo para o Chrome, Safari e Edge.
Mesmo assim, um estudo de agosto de 2021 estimou que desde 2018 cerca de 50 milhões de usuários deixaram de usar o navegador, um número preocupante para o futuro de um dos navegadores mais privados do mercado.
Doações em Bitcoin poderão não ser tão privadas assim
Mas chama atenção para um ponto interessante da adoção de doações em criptomoedas e Bitcoin feita pela Mozilla, que se orgulha de ser um navegador privado. Em uma wiki atualizada nos últimos dias, página que é aberta a comunidade para alterar os textos, é explicado os detalhes da doação em Bitcoin agora aceita por essa fundação da internet.
Entre as vantagens para aceitar doações com a BitPay, a explicação é que a taxa de 1% cobrada pela empresa de criptomoedas é bem menor que a cobrada pelo PayPal. Ou seja, mais recursos chegarão a Mozilla via criptomoedas.
Contudo, caso o doador opte em doar criptomoedas para a Mozilla ele poderá ter que se identificar, visto que a empresa deve declarar suas posses para a Receita Federal dos Estados Unidos. Ou seja, essas doações não serão privadas, sendo exigido documentos para quem doar acima de US$ 5 mil.
De qualquer forma, a nova modalidade de doações com criptomoedas chega a mais uma empresa, após um ano em que as doações de criptomoedas aumentaram 583%.