Charles Hoskinson, fundador da Cardano, mudou sua foto de perfil nesta terça-feira (3) para um NFT, mas foi rapidamente repreendido pela comunidade. O motivo? Hoskinson não comprou tal NFT, apenas “salvou a imagem” e começou a utilizá-la como foto de perfil.
“Vou levar esse! Muito obrigado. Vai ficar muito bom com o meu projeto que sairá muito em breve!”, comentou o usuário Todd Breen, que acabou aproveitando a oportunidade de exposição para adquirir tal NFT.
Para quem ignora os NFTs, a mensagem que fica é que eles são inúteis. Afinal, ninguém parece precisar de autorização para utilizar uma imagem, não fazendo nenhum sentido que a mesma possua algum valor.
Hoskinson é criticado por usar NFT em seu perfil
Durante a explosão dos NFTs, muitas piadas surgiram na internet. Um usuário chegou a piratear todos NFTs do Ethereum e disponibilizá-los para download. Já uma mulher virou piada após roubar NFTs ao salvar tais imagens em seu computador.
No caso de hoje, Charles Hoskinson fez o mesmo. Segundo denúncias, o fundador da Cardano teria “roubado” um NFT ao clicar com o botão direito, salvar a imagem e então utilizá-la como foto de perfil no Twitter.
“Estou tão confuso agora! Então Charles Hoskinson realmente clicou com o botão direito e salvou o NFT de outra pessoa?” escreveu um usuário, denunciando o ‘crime’. “Você acha que isso é bullish, ele está enviando algum tipo de mensagem, ou ele realmente quer possuir aquela peça?”
Em resposta, Hoskinson afirmou que tanto o artista quanto o verdadeiro dono do NFT não se importam com isso, apontando que tal arte deve se valorizar devido a este marketing.
“Gostei da foto, então a usei como minha foto de perfil. O artista e proprietário do NFT não se importa, pois aumentou o valor de seu trabalho e produto tendo uma associação histórica comigo. Recebo uma foto de perfil legal por um tempo. Chama-se economia. Muito legal não é?”
I liked the picture so I used it as my profile picture. The artist and NFT owner don't mind because it increased the value of their work and product having the historical association with me. I get a cool PFP for a little while. It's called an economy. Pretty cool isn't it?
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) January 3, 2023
NFT, faz sentido?
Seguindo o pensamento de Hoskinson, então Neymar não precisaria ter investido R$ 800 mil para comprar um NFT para exibi-lo em suas redes sociais. Afinal, apenas o fato de estar usando-o, já seria suficiente para mexer na economia.
Outro ponto que manchou a indústria foi a queda da FTX. Segundo informações, todos NFTs cunhados na corretora sumiram após seu site ser retirado do ar.
“A FTX hospedou todos os NFTs cunhados em sua plataforma usando uma API web2 e agora todos esses NFTs tem metadados quebrados e os links vão para um site de reestruturação.”
Oh look FTX hosted all the NFTs minted on their platform using a web2 API and now all those NFTs have broken metadata and the links go to a restructuring website. pic.twitter.com/hsQgVru4BL
— jac0xb.sol (@jacobdotsol) December 7, 2022
Sendo assim, é difícil acreditar que o mercado de NFTs se mantenha por muito tempo. Ou seja, o setor precisará se reinventar caso não queira continuar sendo ridicularizado.