O tema futebol no Brasil é sempre rememorado a lembranças de grandes títulos e de grandes jogadores, e a utilização da Blockchain por este mercado está passando por grandes novidades no país e no mundo todo dia após dia.
Recentemente, o Clube Brasileiro Avaí anunciou que estaria a criar a sua própria criptomoeda, e o grande ídolo brasileiro R10 (Ronaldinho Gaúcho), está com um ICO aberto para a sua criptomoeda chamada Ronaldinho Soccer Coin – RSC.
Além disso, uma iniciativa de levantar fundos com ICO está acontecendo com o clube Cruzeiro POA, que quer reformar o estádio e melhorar a infraestrutura de forma geral do time.
Visto isso, um fato é que o cenário financeiro para os clubes desse esporte, em geral, está ruim no mundo todo. Com a blockchain estaria surgindo novas possibilidades?
A bola da vez surge com dois clubes da primeira divisão da Premier League, ou Liga Inglesa, que estão dispostos a arrecadar fundos utilizando a ferramenta da SportyCo, que é uma plataforma de crowdfunding baseada em blockchain.
Um dos Clubes é o Cardiff que atualmente ocupa a posição 17 na tabela do Campeonato, e o outro clube é o Newcastle que está na posição 19 na mesma tabela.
Os dois clubes passam por dificuldades de caixa no ano, e por coincidência estão na parte inferior da tabela do torneio, ao passo que ascenderam a Série A no ano 2018.
A esperança de lançar um financiamento coletivo e transparente para ambos os clubes é essencial para que se mantenham na luta por títulos em um dos maiores campeonatos de futebol do mundo, que conta atualmente com grandes clubes e astros.
O mercado do futebol está atravessando, como em todos os setores econômicos, por enormes avanços na tecnologia, que passam por buscar melhor transparência após os escândalos de corrupção recentes até pela realidade novos formatos de transmissão.
No Brasil existe uma plataforma chamada CrowdBit que também aceita projetos de financiamento coletivos com a utilização de criptomoedas, e o mercado pode ser promissor para mais setores e investimentos dessa natureza no mundo todo.
E você o que acha da busca por blockchain por clubes do mundo todo?