Ao que tudo indica, lá vem regulamentação para o lado das criptomoedas. Isso porque, o G20, grupo formado pelas 19 maiores economias mais a União Europeia, está de olho nas criptomoedas.
Certamente a pauta era esperada pelo criptomercado, principalmente pelo destaque das criptomoedas. Isso porque, desde a criação da Libra, criptomoeda do Facebook, países tem estado de olho no setor.
G20 quer regulamentação para criptomoedas: rápida e eficiente!
A última conferência do G20, ocorrida em Osaka no Japão, terminou no último dia 29 de junho. Embora o destaque tenha sido a tensão comercial vivida pela China e EUA, ouve espaço para debates sobre criptomoedas.
Além disso, de acordo com o portal de notícias Coinpost, há intenção em criar um padrão internacional para o criptomercado. Certamente a continuação dos debates se dará na próxima edição, marcada para 2020. Mesmo assim, os países chegaram a um acordo de criar uma força tarefa sobre o tema.
Isso porque a digitalização de ativos tem causado uma grande disrupção na economia do mundo. Os governos estão ainda tentando entender o fato, e a união demonstrada no G20 reforça que uma regulamentação chegará em breve.
Proposta da FATF foi aceita pelos países
Ainda durante a cúpula dos países, uma proposta da FATF (Força-tarefa de ação financeira)foi aceita. Essa que foi chamada de “Orientação para uma abordagem baseada em risco para ativos virtuais e provedores de serviços de ativos virtuais”.
Com isso, certamente os países reconhecem que as criptomoedas não são uma ameaça a economia mundial. Entretanto, irão a partir de agora acompanhar de perto o desenvolvimento de projetos.
A proposta da FATF, que foi aceita pelos países, irá atrás de lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo. Além disso, as novas medidas deverão ser implementadas de forma rápida e eficiente.
Finalmente, o que o mundo deverá ver em breve é um aumento na quantidade de referências internacionais dos países. Essas que serviriam para dar maior orientação sobre o tema, ao invés de diretrizes puras. Mesmo com o G20 tendo sido finalizado com um memorando de entendimento sobre as criptomoedas, há ainda uma preocupação. Isso porque, os países concordaram em não criar regulamentações que poderiam sufocar o crescimento. Será?