G7 se posiciona sobre criptomoedas, culpa do Facebook?

Pelo visto principais potências do mundo deverão criar regras duras para o setor com medo da nova criptomoeda de grande rede social.

Siga no
Criptomoeda do Facebook sob pressão do G7
Facebook Libra

O mercado de criptomoedas começa a semana sob holofotes dos grandes países do mundo. Após uma reunião do G7, o grupo dos países mais industrializados se posicionou sobre às criptomoedas.

O assunto foi apenas um dos temas discutidos pelos representantes dos países. Isso porque, a Covid-19 e a eventual recuperação da economia também foram pauta.

A reunião acontece dias após o Facebook discutir a mudança de nome da sua criptomoeda, antes chamada de Libra. Além disso, a rede social teria mudado o “lastro” da sua moeda digital, mas isso não afastou os reguladores.

Apesar do Facebook ser o possível alvo dos países, o Bitcoin também poderá ser incluído nas medidas.

G7 se reuniu nesta segunda e deverá criar regras para criptomoedas

De acordo com a Reuters, a reunião do G7 nesta segunda não foi nada boa para o projeto ambicioso do Facebook. Com a intenção de lançar sua própria criptomoeda, o projeto continua chamando atenção.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, teria declarado que a reunião fora produtiva. Dessa forma, o G7 se posicionou para criar regras sobre a Covid-19, recuperação da economia e até criptomoedas.

Já o ministro das finanças da Alemanha, outro país do bloco, teria dito que a criptomoeda do Facebook continua sendo um lobo. A fala teria relação com o Facebook alterando o nome da moeda de Libra para Diem.

“Um lobo em pele de cordeiro ainda é um lobo”, teria dito Olaf Scholz, segundo a Reuters

Olaf Scholz ainda teria dito que nem a Alemanha, nem a Europa, podem aceitar a entrada desta criptomoeda. Segundo a Reuters, o ministro alemão declarou que “devemos fazer de tudo para que o monopólio da moeda continue na mão do estado“.

Veterana de Wall Street acredita que moeda do Facebook é um rombo na política monetária

Para Caitlin Long, uma veterana de 22 anos de Wall Street, a nova moeda do Facebook é perigosa para os estados. Long é CEO e fundadora da Avanti Bank & Trust, um banco de Wyoming, nos Estados Unidos, que pretende ser a ponte entre criptomoedas e o dólar americano.

De acordo com Caitlin, a nova moeda exigirá muitas garantias de bancos centrais para funcionar. Dessa forma, a Libra (ou Diem), poderia ser grande o suficiente até para obstruir a política monetária.

Ou seja, com uma “ameaça” real, os bancos centrais e setores financeiros dos estados dificilmente ficariam parados apenas assistindo essa criação.

Fica claro que a nova posição do G7 em relação às criptomoeda pode ser principalmente atribuída ao Facebook. Caso regras duras sejam criadas ao mercado “cripto”, prejudicando até o Bitcoin, o culpado já pode ter sido detectado.

Leia também: França convoca G7 contra a criptomoeda do Facebook em operação de força-tarefa

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Agenda de Davos em 2021, o Fórum Econômico Mundial, conta com duas palestras sobre criptomoedas

Fórum Econômico Mundial terá duas palestras sobre criptomoedas

Com duas palestras sobre criptomoedas de bancos centrais nos próximos dias, o Fórum Econômico Mundial começa neste domingo (24). Em 2021, o Fórum de...
Filme sobre Bitcoin na Prime Video Cryptopia Bitcoin, Blockchains

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Chainlink bate recorde histórico de preço e supera Litecoin

A criptomoeda Chainlink (LINK) bateu um novo recorde de preço e passou a ser negociada acima dos 25 dólares (R$ 130), isso fez a...

Bancos fecham contas de Trump com milhões de dólares

Quatro bancos cortaram relações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e fecharam suas contas. O Bank United, onde Trump tinha entre US...

Desligamento de mineradoras no Irã não afeta hashrate do Bitcoin

O hashrate do Bitcoin parece não ter sido perturbado, mesmo com notícias do Irã apreendendo 47 mil equipamentos de mineração e fechando fazendas por...