Uma corretora de criptomoedas chamada Atomars, com sede em Seychelles, publicou um anúncio devastador para os seus clientes: O gerente financeiro da exchange desapareceu, levando com ele as senhas de acesso das carteiras de criptomoedas, impedindo que a equipe por trás da empresa pudessem ter acesso aos ativos dos clientes.
A Atomars foi lançada em 2019 e é uma corretora relativamente desconhecida, mas que contava com um volume de cerca de R$ 288 milhões, ou seja, uma base considerável de clientes que provavelmente perderam muito dinheiro.
Ao todo a corretora contava com 95 ativos e 265 pares de negociação.
Na última quarta-feira (5), a exchange lançou uma nota em que informava que o CFO, que também era o administrador da empresa, simplesmente “desapareceu”, levando com ele as chaves de acesso das carteiras.
“Nós lamentamos informar que o administrador da corretora, que também é o CFO, desapareceu e não responde nenhuma tentativa de comunicação. Ele também tem o acesso a todas as nossas redes sociais.”
A exchange não ofereceu mais nenhuma informação, mas disse que estava trabalhando com as autoridades locais para tentar resolver a situação e normalizar a situação o quanto antes. Por fim ela agradeceu pela paciência e se desculpou pelo inconveniente.
Golpe?
O caso prejudicou muitos investidores, mas pelo menos serviu para relembrar o quanto é importante ter o controle total do seu dinheiro e dos seus ativos, remetendo também à velha frase de que “exchange não é carteira”.
“Esse é um dos motivos para você não deixar muitas criptomoedas em corretoras, especialmente nas pequenas.”, comentou um usuário do Reddit.
Outros já estavam mais esperançosos, acreditando que a situação poderia ser apenas um mal entendido e que o administrador da corretora deve estar “bêbado”, dormindo em algum lugar por aí.
A verdade é que esse tipo de golpe, chamado muitas vezes de exit scam, é relativamente comum dentro do criptomercado, basta lembrar do caso, agora infame, da QuadrigaCX, que chegou à níveis Hollywoodianos com suas conspirações e reviravoltas.
Antes de confiar em uma corretora realize todas as pesquisas necessárias para saber onde você está colocando o seu dinheiro.