O goleiro do Goiás Esporte Clube ganhou um NFT após a partida contra o Bragantino na Copa do Brasil, disputada na última terça-feira (31/05). O time de Bragança Paulista foi eliminado nos pênaltis, após intensa partida vencida pelo clube goiano.
A Copa do Brasil é um dos torneios de futebol mais conhecidos no país, disputado em formato mata-mata. Assim, as partidas entre clubes resultam em apenas um vencedor, que avança a próxima fase.
Para disputar a Copa do Brasil os clubes têm um incentivo importante, que é a possibilidade de ganhar dinheiro, sendo este um dos torneios mais rentáveis do país com suas premiações. Na última semana, foram definidos todos os classificados para as oitavas de final, que terá o sorteio na próxima terça-feira (7), às 15 horas.
Goleiro do Goiás ganha NFT da Copa do Brasil após ser considerado melhor defensor da terceira fase
Após a heroica classificação do Goiás às oitavas de final da Copa do Brasil, seu goleiro foi homenageado com um NFT da competição. A premiação foi entregue a ele na última quinta-feira (2), pela Continental, um dos patrocinadores do torneio.
“A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã e patrocinadora da Copa Intelbras do Brasil, entregou hoje ao goleiro do Goiás, Tadeu Ferreira, um NFT de cartoon tokenizado como prêmio por ter sido escolhido o melhor jogador defensivo da terceira fase da competição.”
Segundo a Continental, o atleta foi escolhido por passar segurança a sua equipe e levar ela a classificação de mais uma fase do importante torneio. Ao lado do Atlético Goianiense, o Goiás já embolsou R$ 7,180 milhões com a classificação às oitavas da Copa do Brasil.
Os clubes que lucraram mais que o Goiás são Ceará, Cruzeiro, Santos e São Paulo, que já arrecadaram R$ 7,67 milhões com o acesso à próxima fase do torneio.
Até o mês de outubro, que é quando termina a Copa do Brasil, outros cinco atletas ganharão um NFT exclusivo da competição.
Para receber o NFT, Tadeu Ferreira teve 5 pênaltis defendidos, 7 defesas difíceis e um pênalti convertido nessa terceira fase da competição. Contudo, seu item digital não tem valor financeiro associado até o momento e é apenas uma recordação colecionável que ele carrega por seu desempenho.
Tendência no esporte em geral
Os principais torneios esportivos do mundo já estão de olho no potencial dos NFTs. Em 2021, por exemplo, o Comitê das Olimpíadas lançou um NFT com a história de 125 anos do torneio esportivo.
No futebol, vários clubes já lançaram seus próprios NFTs para torcedores, uma nova forma de arrecadar dinheiro direto com seus fãs.