Golpistas usam nome da Forbes para realizar fraudes com criptomoedas

Esses golpes são bem comuns em todos os lugares e eles assumem características parecidas. O Bitcoin Revolution, e os seus muitos clones, possuem estratégias muito parecidas com a que foi relatada.

Siga no
Golpe com criptomoedas
Golpe com criptomoedas

Os golpes dentro do criptomercado continuam acontecendo em diferentes plataformas. Geralmente eles utilizam um nome reconhecido para validar alguma plataforma suspeita e que rouba o dinheiro de seus clientes. A imagem e Tiago Leifert chegou a ser usado em um desses golpes, agora é o nome da Forbes que está sendo através da falsidade ideológica das plataformas.

De acordo com a Metamorphosis Foundation, parte de uma organização europeia dedicada aos direitos digitais, vários golpes relacionados ao criptomercado que estão utilizando nomes conhecidos no setor, principalmente sites de notícias, estão começando a aparecer no Facebook e outras redes sociais. As informações são do site Meta.mk.

O golpe funciona imitando sites de notícias sobre criptomoedas e sobre investimentos, mas ao clicar nas propagandas falsas os usuários são levados á sites que incentivam investimentos em ativos que não existem, que roubam dados ou que simplesmente somem com o seu dinheiro.

Ao monitorar as redes sociais, a empresa descobriu uma série de propagandas falsas através do Facebook que utilizam o nome da Forbes, um dos sites mais conhecidos do mundo. Além disso, o conteúdo falso utiliza a situação financeira atual, com notícias falsas sobre a China e as criptomoedas.

Exemplo de notícias falsas dos golpistas se passando pela Forbes. Fonte: Meta.mk

Curiosamente, um dos focos claros dessas páginas falsas é o interesse da China no desenvolvimento do Yuan Digital. Que apesar de estar bem avançado, está longe de ser a oportunidade de ouro para ficar milionário com as criptomoedas, como informa as notícias fraudulentas.

Outro artigo falso. Fonte: Meta.mk

Os golpes monitorados estavam mais presentes na região da Macedônia, onde fica a sede da Metamorphosis. No entanto, dados do alcance geopolítico das publicações indicam que essas notícias falsas foram impulsionadas para além do país, provavelmente alcançando o mundo todo.

A unidade de crimes cibernéticos da polícia da Macedônia, afirmou que os links maliciosos levam para um site com domínio na Ucrânia e que, supostamente, é mantido por um cidadão Russo. A unidade ainda destaca que a situação é similar ao esquema da OneCoin, um dos maiores golpes ponzi do mundo e que fez vítimas até no Brasil.

Como funcionam esses golpes?

Imagem de Leifert foi usada em propagandas falsas para o esquema Bitcoin Revolution.

Esses golpes são bem comuns em todos os lugares e eles assumem características parecidas. O Bitcoin Revolution, e os seus muitos clones, possuem estratégias muito parecidas com a que foi relatada pela Metamorphosis.

O usuário é encaminhado até um site onde há uma belíssima propaganda sobre o quanto é possível ganhar com Bitcoin ou o quanto um artista famoso ganhou.

No entanto, ao “comprar” o serviço e as criptomoedas com essas plataformas, é possível contactar o suporte e o dinheiro simplesmente some.

Quando não é esse o caso, o golpe não passa de uma pirâmide nada elaborada.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....
Divulgação/Goldman Sachs

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...
Bitcoin em fevereiro de 2021

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...

Desenvolvedores voltam a atualizar Dogecoin

No meio da alta recorde das criptomoedas no ano passado, a Dogecoin (DOGE) se destacou como uma ovelha negra. Ela valorizou 2100% no intervalo...

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...